Pesquisa do instituto Real Time Big Data, contratada pela TV Record e divulgada hoje, aponta empate técnico entre Carlos Moisés (Republicanos), Jorginho Mello (PL) e Gean Loureiro (União Brasil) na disputa pelo governo de Santa Catarina para as eleições deste ano.
Atual governador de SC, Moisés está numericamente à frente, com 18% das intenções de voto na pesquisa estimulada —quando o entrevistado recebe uma lista com os nomes dos pré-candidatos. O senador Jorginho Mello tem 14%, e o ex-prefeito de Florianópolis Gean Loureiro (União Brasil), 12%. Como a margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos, esses três pré-candidatos estão tecnicamente empatados.
O senador Espiridião Amin (PP) e o presidente estadual do PT, Décio Lima, aparecem com 9%. Eles empatam na margem de erro com Mello e Loureiro, mas não alcançam Moisés.
Foram feitas 1.500 entrevistas telefônicas com eleitores do estado entre os dias 21 e 23 de maio. O nível de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no TSE sob o número SC-04302/2022.
Veja os cenários testados para governador
Estimulada
- Carlos Moisés (Republicanos) – 18%
- Jorginho Mello (PL) – 14%
- Gean Loureiro (União Brasil) – 12%
- Espiridião Amin (PP) – 9%
- Décio Lima (PT) – 9%
- Antídio Lunelli (MDB) – 4%
- Dário Berger (PSB) – 4%
- Gelson Merísio (Solidariedade) – 3%
- Odair Tramontin (Novo) – 2%
- Ralf Zimmer (Pros) – 2%
- Branco/Nulo – 11%
- Não sabem/Não opinaram – 12%
Espontânea
Na pesquisa espontânea, ou seja, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados, apenas cinco políticos pontuaram. Considerando a margem de erro, há empate técnico entre Moisés, Mello, Lima e Loureiro.
- Carlos Moisés (Republicanos) – 8%
- Jorginho Mello (PL) – 6%
- Décio Lima (PT) – 3%
- Gean Loureiro (União Brasil) – 2%
- Espiridião Amin (PP) – 1%
- Outros – 3%
- Branco/Nulo – 18%
- Não sabem/Não opinaram – 59%
Disputa para o Senado
A pesquisa da Real Time Big Data também avaliou a disputa para o Senado em Santa Catarina. O ex-governador e ex-senador Raimundo Colombo (PSD) tem 14% das intenções de voto e empata, no limite da margem de erro, com o deputado estadual Kennedy Nunes (PTB), que tem 8%, em um dos cenários testados.
Nunes também empata com o ex-prefeito de Lages Fernando Coruja (PDT), que tem 6%, com o senador Dário Berger (PSB), que tem 5%, e com o ex-secretário nacional de Aquicultura e Pesca Jorge Seif Júnior (PL), também com 5%.
Veja os cenários na disputa do Senado
Pesquisa estimulada 1
- Raimundo Colombo (PSD) – 14%
- Kennedy Nunes (PTB) – 8%
- Fernando Coruja (PDT) – 6%
- Dário Berger (PSB) – 5%
- Jorge Seif Júnior (PL) – 5%
- Brancos/Nulos – 23%
- Não sabem/Não opinaram – 39%
Pesquisa estimulada 2
- Raimundo Colombo (PSD) – 15%
- Kennedy Nunes (PTB) – 8%
- Dário Berger (PSB) – 6%
- Jorge Seif Júnior (PL) – 5%
- Jorge Boeira (PDT) – 1%
- Brancos/Nulos – 23%
- Não sabem/Não opinaram – 39%
Publicar comentários (0)