Horta comunitária será transformada em jardim terapêutico — Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos
A cidade de Santos, no litoral de São Paulo, vai implantar um jardim terapêutico nos próximos meses. Trata-se da transformação da horta comunitária, idealizada em 2019, na Policlínica São Jorge e Caneleira, na Zona Noroeste do município. A promessa é que o cultivo de plantas medicinais beneficie a comunidade. A data para a conclusão ainda não foi divulgada.
Ainda de acordo com a administração municipal, o projeto “Jardins Terapêuticos Santistas” foi apresentado na última terça-feira (24) pelo médico Luis Sérgio Passos Alves e o engenheiro agrônomo Ricardo Alonso Martello. Os secretários municipais Adriano Catapreta (Saúde) e Cristina Barletta (Educação), junto com o ouvidor municipal, Rivaldo Santos, foram os responsáveis por escutar a proposta.
A prefeitura acrescenta que a citada unidade de saúde conta atualmente com 12 canteiros – quatro deles acessíveis para cadeirantes -, que oferecem berinjela, hortelã, manjericão e outros vegetais.
“O jardim terapêutico não traz só benefícios medicinais, mas também na parte coletiva”, destacou Luiz Sérgio, de acordo com o município. “Tira o aspecto negativo de doença de uma unidade de saúde”.
A prefeitura aponta também outro fator positivo: o uso dos produtos do jardim terapêutico. A comunidade que frequenta a policlínica passará a ter acesso a conceitos de uma alimentação mais saudável, com projetos a serem desenvolvidos no local.
Publicar comentários (0)