Prefeitura de Guarujá

1º Escuta Setorial de Igualdade Racial do Condesb acontece em Guarujá, nesta terça-feira

today18 de março de 2023 20

Fundo
share close

Criação do Plano Metropolitano de Direitos Humanos está entre as pautas principais; ação reunirá autoridades das nove cidades da Região

Guarujá irá sediar o 1º Encontro de Escuta Setorial de Igualdade Racial do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), nesta terça-feira (21). O evento é alusivo ao Dia Internacional Contra a Discriminação Racial e o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, celebrados em 21 de março. A iniciativa será na Universidade do Oeste Paulista – Campus Guarujá (Unoeste), que fica na Rua M, 75 – Jardim das Conchas, na Enseada, das 13 às 17 horas.

O encontro faz parte de uma série escutas setoriais que serão realizadas pelas nove cidades que compõem a Baixada Santista, com o objetivo desenvolver o Plano Metropolitano de Direitos Humanos. A reunião contará com a participação de conselhos municipais de Direitos da Comunidade Negra e de Promoção da Igualdade Racial, bem como grupos LGBTQIAP+ e organizações do terceiro setor.

Na oportunidade, a Prefeitura de Guarujá promoverá apresentações de dança cigana, roda de capoeira tradicional e roda de capoeira inclusiva, além de cantos aos orixás pelas casas de candomblés da Cidade. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Comunicação e Relações Sociais (Secom), por meio da Assessoria de Políticas Públicas da Igualdade Étnica, Racial e Direitos Humanos, em parceria com o Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra; Frente Capoeira Guarujá; Liga Guarujaense de Capoeira; Associação dos Deficientes da Ilha de Santo Amaro (Adisa) e Comunidade Cigana.

“A Administração Municipal trabalha essas questões ao longo dos últimos seis anos. Tanto que criamos o Plano Municipal da Igualdade Racial, a Lei do Afro Empreendedorismo e a Medalha Tereza de Benguela. São ações essenciais que fomentam a sensibilidade da população em relação à demanda do segmento”, afirma o assessor de Políticas Públicas da Igualdade Étnica, Racial e Direitos Humanos da Prefeitura.



Lei Federal 14.519/23

O Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé foi instituído este ano, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei Federal 14.519/23.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Evelyn

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-cumpre metas-internacionais-da-onu

Prefeitura de Guarujá

Guarujá cumpre metas internacionais da ONU

Relatório de Acompanhamento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Cidade está disponível on-line para todos os munícipes Em foco durante a 84ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), um encontro em Brasília com gestores de todo o Brasil para o fortalecimento do desenvolvimento social e econômico municipal, os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unidas (ONU) são atendidos diariamente, e na prática, por Guarujá. […]

today18 de março de 2023 15

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%