Pão de cará em uma vitrine de uma padaria de Santos, no litoral de São Paulo — Foto: Mariane Rossi/g1
O pão de cará é o queridinho dos santistas. Com miolo macio, casca ultrafina e sabor adocicado, ele deixa qualquer um com água na boca. Para demonstrar a importância dele para a cidade, o 1º Festival Gastronômico Sanducará será realizado em Santos, no litoral de São Paulo, entre 8 e 30 de junho. O evento, que envolve padarias e confeitarias da Baixada Santista, promete apresentar delícias ao público feitas com o pão de cará.
O 1º Festival Gastronômico Sanducará é realizado pelo Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Santos, São Vicente, Guarujá e Cubatão (Sinaspan). Os estabelecimentos participantes terão a oportunidade de demonstrar sua criatividade e excelência culinária por meio de sanduíches autorais, preparados com o pão de cará.
“Poucas cidades têm o privilégio de ter um item gastronômico que o represente, e Santos tem. O festival promove ainda um produto gastronômico que é o segundo item mais vendido em todas as padarias da região e que tem um valor afetivo com todo o santista”, disse Antonio Pires Gomes, presidente do Sinaspan, por meio de nota.
Culinária #013: conheça o pão de cará, um patrimônio de Santos
Além do festival gastronômico, a programação inclui um workshop especial sobre o pão de cará, liderado pelo renomado Chef Jeff Silva. O evento será no dia 17 de junho, a partir das 14h, na sede do Sinaspan e aberto ao público mediante inscrições prévias.
O uso do cará nas receitas do pão foi reduzido devido a popularização da farinha branca e para facilitar a execução, já que fazer o purê de cará dá muito trabalho. Essa prática se intensificou ainda mais com a chegada da tecnologia na panificação e, por isso, muitas padarias deixar de produzir o pão de cará com o tubérculo.
Durante o workshop, porém, o participante receberá informações e instruções para o preparo do famoso pão e cará, elevando o nível de qualidade e inovação nas receitas.
Pão de cará na capa com requeijão de uma padaria de Santos — Foto: Mariane Rossi/g1
Publicar comentários (0)