G1 Santos

1º Festival Gastronômico Sanducará traz sanduíches utilizando o pão de cará nas padarias da Baixada Santista

today7 de junho de 2024 11

Fundo
share close

Festival acontece entre os dias 8 e 30 de junho. Estabelecimentos participantes apresentam ao público sanduíches com o pão de cará.


Pão de cará em uma vitrine de uma padaria de Santos, no litoral de São Paulo — Foto: Mariane Rossi/g1



O pão de cará é o queridinho dos santistas. Com miolo macio, casca ultrafina e sabor adocicado, ele deixa qualquer um com água na boca. Para demonstrar a importância dele para a cidade, o 1º Festival Gastronômico Sanducará será realizado em Santos, no litoral de São Paulo, entre 8 e 30 de junho. O evento, que envolve padarias e confeitarias da Baixada Santista, promete apresentar delícias ao público feitas com o pão de cará.

O 1º Festival Gastronômico Sanducará é realizado pelo Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Santos, São Vicente, Guarujá e Cubatão (Sinaspan). Os estabelecimentos participantes terão a oportunidade de demonstrar sua criatividade e excelência culinária por meio de sanduíches autorais, preparados com o pão de cará.

“Poucas cidades têm o privilégio de ter um item gastronômico que o represente, e Santos tem. O festival promove ainda um produto gastronômico que é o segundo item mais vendido em todas as padarias da região e que tem um valor afetivo com todo o santista”, disse Antonio Pires Gomes, presidente do Sinaspan, por meio de nota.

Culinária #013: conheça o pão de cará, um patrimônio de Santos

Culinária #013: conheça o pão de cará, um patrimônio de Santos

Além do festival gastronômico, a programação inclui um workshop especial sobre o pão de cará, liderado pelo renomado Chef Jeff Silva. O evento será no dia 17 de junho, a partir das 14h, na sede do Sinaspan e aberto ao público mediante inscrições prévias.

O uso do cará nas receitas do pão foi reduzido devido a popularização da farinha branca e para facilitar a execução, já que fazer o purê de cará dá muito trabalho. Essa prática se intensificou ainda mais com a chegada da tecnologia na panificação e, por isso, muitas padarias deixar de produzir o pão de cará com o tubérculo.

Durante o workshop, porém, o participante receberá informações e instruções para o preparo do famoso pão e cará, elevando o nível de qualidade e inovação nas receitas.

Pão de cará na capa com requeijão de uma padaria de Santos — Foto: Mariane Rossi/g1

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

“eu-amo-matar-bebes!”,-diz-ativista-pro-aborto

Pleno News

“Eu amo matar bebês!”, diz ativista pró-aborto

HomeOpiniãoRenato Vargens"Eu amo matar bebês!", diz ativista pró-aborto Em vídeo diabólico, mulher defende direito de exterminar a vida Renato Vargens - 07/06/2024 10h57 Ativista pró-aborto (Imagem ilustrativa) Foto: Freepik Um vídeo tem circulado pela internet e mostra claramente a rebeldia humana contra Deus. Digo mais: esse é um dos vídeos mais diabólicos que eu já tive a tristeza de ver. A impressão que tenho é que a moça estava sobre […]

today7 de junho de 2024 14

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%