Prefeitura de Guarujá

2ª Festa da Pitanga de Guarujá reúne 800 pessoas

today20 de dezembro de 2023 8

Fundo
share close

Com a proposta de resgatar o significado que a fruta tem para a Cidade, evento premiou o melhor drink e sobremesa feitos com pitanga

A 2ª Festa da Pitanga de Guarujá reuniu cerca de 800 pessoas no Centro de Convenções do Casa Grande Hotel Resort & Spa, na Enseada. O evento ocorreu no último sábado (16), com distribuição de mudas de pitanga e premiação para o melhor drink e sobremesa da fruta.

Aproximadamente 500 mudas de pitanga foram distribuídas acompanhadas de um QR Code, com orientações de cultivo. Na comemoração do próximo ano, elas participam de uma avaliação para saber qual será a muda mais bonita da festa.

Melhor drink e sobremesa

O evento contou com concurso e premiação nas categorias de melhor drink e melhor sobremesa com pitanga. Danilo Velo, barman e mixólogo há 10 anos, foi o vencedor do prêmio de melhor drink. A bebida campeã foi a Pérola do Atlântico, elaborada a partir de um estudo de duas fases. Na primeira – a experimental – o profissional quis entender como era o paladar do público. Na segunda, ele trouxe o frescor mantendo o sabor da pitanga.



“Utilizei um vinho verde português para dar uma quebra na citricidade da pitanga. Fiz uma infusão num gin tônica de laranja com creme de pitanga e o xarope que eu mesmo produzi. Em cima, acrescentei uma espuma de pitanga que eu também elaborei para dar aquele contraste nas texturas. O drink foi apresentado como se fosse um gin tônica. O diferencial é que tinha como diluente do gin um vinho branco com bastante gelo para equilibrar o sabor”, explicou Danilo.

A confeiteira Stefany Santana, que venceu na categoria de melhor sobremesa, preparou uma massa folhada a base de manteiga e farinha, com creme patissiere e sabor de pitanga. “Levamos três dias para fazer, pois precisa passar e repassar na laminadora e montar as dobras. Já o creme é feito com leite, gema e açúcar aquecido no fogo saborizado com a pitanga, carro chefe do evento”.

Sobre sua participação, ela explica que foi gratificante. “Nunca havia participado de uma competição assim e fiquei muito feliz de já ter voltado com o primeiro lugar, sou muito grata por esse desafio”, finalizou.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Geilton Junior

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

aquario-de-santos-abre-mais-de-mil-inscricoes-para-atividades-de-ferias;-veja-como-participar

G1 Santos

Aquário de Santos abre mais de mil inscrições para atividades de férias; veja como participar

O Aquário Municipal de Santos, no litoral de São Paulo, oferecerá atividades virtuais e presenciais sobre educação ambiental, de forma gratuita, durante as férias escolares. Ao todo, são 1.124 vagas disponíveis para as ações que envolvem diversos temas relacionados à vida marinha e terrestre. Desenvolvida para o público a partir dos 5 anos de idade, a programação conta com palestras, brincadeiras, oficinas, atividades de canoagem e até visitas noturnas monitoradas. […]

today20 de dezembro de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%