G1 Santos

Complexo dos Estivadores completa 6 anos e mais de 16 mil crianças atendidas

today9 de fevereiro de 2023 19

Fundo
share close

O Complexo Hospitalar dos Estivadores (CHE), no bairro Encruzilhada, em Santos, no litoral de São Paulo, completou seis meses de funcionamento no último dia 2 de fevereiro, e ultrapassou a marca de 73 mil atendimentos no pronto atendimento obstétrico, além de quase 16 mil partos, segundo balanço divulgado no auditório do hospital, nesta quinta-feira (9), pela prefeitura do município.

Durante coletiva de imprensa, o prefeito Rogério Santos (PSDB) disse que o hospital continua sendo referência em maternidade. “A média na cidade é de cerca de 600 nascimentos por mês. Só no Completo dos Estivadores foram 280 partos por mês, ou seja, quase metade das crianças nascem aqui”, comentou.

Sobre os desafios e investimentos para o Completo dos Estivadores, o prefeito disse que pretende aumentar a quantidade de leitos na unidade. “O custeio do hospital é de R$ 11 milhões por mês, e metade desse valor é encaminhado pelo Governo do Estado, sendo nosso grande parceiro”.



Ainda segundo ele, a administração municipal pretende buscar mais recursos junto aos governos Estadual e Federal, uma vez que a unidade atende moradores de toda a região. “É fundamental o trabalho e a parceria. Nós temos a capacidade de ampliação, e a região da Baixada Santista carece de mais espaço”.

O político explicou durante a coletiva que, ao longo desses anos, a prefeitura conseguiu diminuir a taxa de mortalidade infantil na rede pública. “Esse trabalho estruturado da administração junto com o Instituto Oswaldo Cruz, que é referência e um dos melhores da América Latina, nos ajudou reduzir a mortalidade”.

Ao g1, a administração municipal afirmou que a taxa de mortalidade infantil no município é de 7,2 mortes para cada mil crianças nascidas. Já no Complexo Hospitalar dos Estivadores, a taxa é de 4 mortes a cada mil nascimentos.

Reconhecido pelo atendimento humanizado e pelo modelo de qualidade assistencial, o hospital possui a maternidade que mais realiza partos no município, ultrapassando 25% dos nascimentos da cidade, sendo que a maioria – mais de 62% deles – foi natural.

O secretário municipal de Saúde da cidade, Adriano Catapreta, destacou a diferença que a instituição faz na vida de milhares de pessoas pelos números de atendimentos realizados referentes a exames e cirurgias, sendo 91 mil e 4,8 mil, respectivamente. “O Estivadores é um hospital de excelência, que foi um divisor de águas na cidade. Vemos aqui um serviço de tanta qualidade que até pessoas com convênio médico querem ganhar seus bebês conosco”.

O Complexo Hospitalar dos Estivadores possui 151 leitos, sendo 36 de alojamento conjunto, 10 de unidade neonatal, seis de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), um de isolamento e três de semi-intensiva. Além disso, o local conta com cinco salas de parto, pré-parto e pós-parto, duas para cirurgia obstétrica, 10 leitos de UTI adulto, 75 leitos de clínica médica e 13 de clínica cirúrgica.

A prefeitura informou ao g1 que solicitará R$ 1,5 milhão para abrir mais leitos na unidade, e que o contrato foi renovado em setembro do ano passado com perspectiva de ampliação gradual de 151 para 190 leitos, entre enfermaria, UTI neonatal e UTI clínica cirúrgica.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

policia-civil-do-rj-prende-suspeito-de-ordenar-a-morte-de-promotor-no-paraguai

G1 Mundo

Polícia Civil do RJ prende suspeito de ordenar a morte de promotor no Paraguai

'Tio Rico' foi encontrado no Recreio dos Bandeirantes por agentes da 20ª DP (Vila Isabel). Tio Rico foi preso no Recreio — Foto: Reprodução Policiais da 20ª DP (Vila Isabel) prenderam nesta quinta-feira (9) o paraguaio Miguel Ángel Insfrán Galeano, conhecido como Tio Rico, que tem mandado de prisão em aberto no Paraguai - ele é suspeito de ordenar a execução de um promotor no país. Tio Rico foi preso […]

today9 de fevereiro de 2023 30

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%