O acervo do colecionador italiano Giacomo Favretto, composto por mais de 100 objetos, é a nova atração na Pinacoteca Benedicto Calixto, localizada em Santos, no litoral de São Paulo. A exposição, que tem curadoria de Carlos Zibel e Antonio Carlos Cavalcanti Filho, está aberta a partir deste sábado (24), com entrada gratuita.
A exposição faz parte do projeto ‘Arte na Pinacoteca’ e apresenta, de forma inédita, o Streamlined Design na região. O movimento surgiu na década de 1930 e se inspirava numa realidade futurista e utópica, que era idealizada à época.
O Streamlined Design possuía suas criações baseadas nas pesquisas cientificas relacionadas com aerodinâmica. Como consequência, o estilo trouxe a objetos do dia a dia o glamour de linhas fluidas, curvas suaves e formas arredondadas inspiradas na aerodinâmica de aeronaves, trens e automóveis.
O acervo do colecionador Giacomo Favretto conta com diversos objetos produzidos na década de 1940, desenvolvidos a partir do design aerodinâmico como: caixa de Ferramentas Torpedo, década de 1940-EUA, produzida por Blackhawk; Rádio Talisman, produção Tesla, 1956, na antiga Checoslováquia, entre outros.
As visitações na pinacoteca acontecem de terça a domingo, das 9h às 18h, e conta com acesso para cadeirantes, escritas em braile, libras e audiodescrição, garantindo que todo público conheça a exposição.
Exposição conta com diversos objetos produzidos na década de 1940, desenvolvidos a partir do design aerodinâmico. — Foto: Divulgação/VGCOM – Arte na Pinacoteca
Natural da Itália e atualmente fotógrafo, o colecionador cursou Desenho Industrial e Engenharia Mecânica na Escola Politécnica de Milão, antes de se mudar para a cidade de São Paulo, em 1974.
Depois disso, Favretto se tornou fotógrafo publicitário, por onde conseguiu conquistar o Leão de Ouro do Festival Internacional de Propaganda de Cannes, em 1997.
Vídeos: g1 em 1 minuto Santos
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
G1
Publicar comentários (0)