G1 Mundo

Adidas desiste de impedir Black Lives Matter de usar as três listras

today29 de março de 2023 14

Fundo
share close

Grupo que luta contra o racismo solicitou registro de logotipo com três listras amarelas. Empresa alemã tenta bloqueio, mas volta atrás apenas dois dias depois.


O logotipo da Adidas é visto em uma loja em Metzingen, na Alemanha, em 16 de junho de 2017 — Foto: REUTERS/Michaela Rehle



A fabricante alemã de roupas esportivas Adidas desistiu de contestar no Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos um pedido de registro de um logotipo do movimento Black Lives Matter que faz uso de três faixas paralelas.

“A Adidas retirará sua oposição ao pedido de marca registrada da Black Lives Matter Global Network Foundation o quanto antes”, comunicou a empresa.

Uma pessoa ligada à Adidas declarou à agência de notícias Reuters que a rápida reviravolta foi desencadeada pelo temor de que as pessoas pudessem interpretar a ação contra o registro da marca como uma crítica à missão do Black Lives Matter, que luta contra o racismo.

Nesta segunda-feira, a empresa havia justificado seu pedido de bloqueio do registro com o argumento de que o uso de três listras paralelas criaria confusão com a sua própria marca. A Adidas tentou impedir que o Black Lives Matter usasse o logotipo em produtos que a fabricante alemã de roupas esportivas também vende, como camisetas, bonés e bolsas.

No pedido enviado ao escritório de marcas americano, a Adidas lembrou que usa as três listras desde 1952 e afirmou que o design do Black Lives Matter poderia causar confusão, levando consumidores a pensar que os produtos estão conectados ou têm a mesma origem.

Imagem do site do Black Lives Matter mostra o logo com três linhas amarelas — Foto: Black Lives Matter/Reprodução

A fabricante de roupas esportivas também encerrou uma colaboração com a cantora Beyoncé, de acordo com relatos na mídia. O contrato da Adidas com a estrela pop está previsto para acabar no fim de 2023.

O grupo solicitou uma marca registrada nos Estados Unidos em novembro de 2020 para um design com três listras amarelas para usar em uma variedade de produtos, incluindo roupas, publicações, bolsas, pulseiras e canecas.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

charles-iii-e-recebido-com-pompa-em-berlim-em-sua-primeira-viagem-ao-exterior-como-rei

G1 Mundo

Charles III é recebido com pompa em Berlim em sua primeira viagem ao exterior como rei

Após serem recebidos no aeroporto de Berlim, o casal segue para o Portão de Brandemburgo, no centro da capital alemã. Essa é a primeira vez que um visitante oficial de Estado será saudado com honras militares nesse ponto turístico de Berlim. E o público fez fila desde as 10 da manhã para ver o casal real. Mais tarde, está prevista a participação dos monarcas em uma recepção oferecida pelo presidente […]

today29 de março de 2023 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%