G1 Mundo

Aeroportos e trens da Alemanha param em uma das maiores greves em décadas no país

today27 de março de 2023 10

Fundo
share close

A paralisação, de 24 horas, é uma das maiores em décadas no país. Veja o que não está funcionando no país:

  • Os aeroportos de Frankfurt, Munique e Dusseldorf estão entre os que suspenderam a grande maioria voos e ficaram desertos. Só em Frankfurt, 1.200 voos foram cancelados.
  • No total, 380.000 passageiros tiveram voos cancelados, segundo a Associação de Aeroportos ADV
  • Os principais trajetos de trem também foram cancelados pela operadora ferroviária Deutsche Bahn.
  • Trabalhadores do setor de serviço de aeroportos e estações aderiram à greve.
  • Em Colônia, os trens urbanos também pararam.

Trens estacionados na estação central de Munique, na Alemanha, por conta de greve, em 27 de março de 2023. — Foto: Michael Probst/ AP



Terminal do aeroporto de Munique quase sem passageiros por conta de greve, em 27 de março de 2023. — Foto: Michael Probst/ AP

As greves de 24 horas convocadas pelo sindicato Verdi e pelo sindicato ferroviário e de transportes EVG são as mais recentes em meses de paralisações convocadas nas principais economias europeias.

Mas, ao contrário de outros países europeus com forte tradição de greves, como a França e a Espanha, paralisações conjuntas de diferentes setores na Alemanhã são raras. O país, no entanto, é um dos que mais sofre o aumento de preços de alimentos e de energia.

Os empregados pressionam por aumentos salariais para atenuar os efeitos da inflação, que chegou a 9,3% em fevereiro. A Alemanha, que dependia fortemente da Rússia para obter gás antes da guerra na Ucrânia, foi particularmente atingida pelos preços mais altos, com taxas de inflação superiores à média da zona do euro nos últimos meses.

Passageiro caminha em estação de trem de Munique, naAlemanha, vazia por conta de greve, em 27 de março de 2023. — Foto: Matthias Schrader/ AP

A operadora de trens do país, Deutsche Bahn, chamou a greve de “exagerada”. “Milhões de passageiros que dependem de ônibus e trens estão sofrendo com essa greve excessiva e exagerada”, disse um porta-voz da operadora.

A federação dos aeroportos alemães (ADV) afirmou que a paralisação é uma estratégia “de escalada das greves seguindo o modelo da França”, onde se multiplicam os dias de protesto contra a reforma da Previdência.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

o-momento-em-que-ajuda-humanitaria-e-interrompida-por-misseis-na-ucrania

G1 Mundo

O momento em que ajuda humanitária é interrompida por mísseis na Ucrânia

Voluntários ucranianos que distribuem mantimentos em áreas sob artilharia russa muitas vezes passam por situações arriscadas. Voluntários ucranianos que distribuem mantimentos em áreas sob artilharia russa muitas vezes passam por situações arriscadas. É o que aconteceu com uma equipe de assistência humanitária que era acompanhada pela BBC durante a entrega de comida na região de Kherson: veja o momento em que o trabalho precisou ser interrompido quando mísseis russos caíram […]

today27 de março de 2023 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%