G1 Mundo

‘Ainda estou vivo’, diz papa ao ter alta do hospital

today1 de abril de 2023 10

Fundo
share close

Ao ter alta, ele brincou: “Ainda estou vivo”.

Mais tarde, pelo Twitter, voltou a se pronunciar sobre a internação.

“Agradeço a todos pela proximidade e oração. Confio a Maria os doentes, sobretudo as crianças, como aquelas que encontrei na ala de oncologia do Gemelli. Rezemos por quem sofre a perda dos seus caros e por quem trabalha no hospital, é necessário heroísmo. Eu os admiro”, escreveu.



A informação foi confirmada pelo Vaticano.

Papa Francisco escreve no gesso de um menino ao deixar o hospital no qual esteve internado em Roma para tratar bronquite infecciosa, em 1º de abril de 2023. — Foto: Gregorio Borga/ AP

Papa Francisco acena ao deixar hospital em Roma após internação para tratar bronquite infecciosa, em 1º de abril de 2023. — Foto: Remo Casilli/ Reuters

O Vaticano também informou mais cedo neste sábado que o papa iria para casa após a alta do hospital. No domingo (2), ele irá presidir a missa do Domingo de Ramos, que abre as celebrações da Semana Santa – uma das datas mais importantes para o cristianismo – e será realizada na Praça São Pedro.

Francisco foi acompanhado por uma equipe médica nos últimos dias, que resolveu dar alta ao papa após avaliar exames feitos na sexta-feira (31). Ele chegou a comer pizza com os médicos na noite de quinta-feira (30), também segundo o Vaticano.

Ainda na sexta, o Vaticano havia divulgado que o papa se sentia melhor e que chegou a batizar um bebê que estava na ala oncológica pediátrica do hospital.

Francisco comemorou dez anos de papado em março. Antes de ser internado, na quarta-feira, ele participou da audiência geral, na Praça de São Pedro, onde apareceu sorrindo enquanto cumprimentava fiéis.

Fotógrafos da agência de notícias AFP relataram que, durante o evento, o papa se movimentava com dificuldade e parecia sentir fortes dores.

Francisco, que usa cadeira de rodas desde maio de 2022 devido a dores no joelho direito, passou 10 dias no hospital em julho de 2021 para uma operação de cólon.

O papa explicou mais tarde que a operação o deixou com sequelas e que ele decidiu descartar uma cirurgia no joelho.

Já se sabia que Francisco sofre de uma dor ciática crônica que o obriga a mancar, motivo pelo qual ele teve que renunciar às cerimônias oficiais em algumas ocasiões.

VÍDEOS: mais assistidos do g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

voce-viu?-a-proposta-do-arcabouco-fiscal,-a-rua-que-e-‘ninho’-de-celulares-furtados,-a-‘vocoroca’-que-ameaca-existencia-de-cidade-no-brasil,-e-os-60-anos-de-xuxa

G1 Mundo

Você viu? A proposta do arcabouço fiscal, a rua que é ‘ninho’ de celulares furtados, a ‘voçoroca’ que ameaça existência de cidade no Brasil, e os 60 anos de Xuxa

Quando seu nome foi anunciado no comando do Ministério da Fazenda, Fernando Haddad se viu envolto em desconfiança. E sua primeira derrota veio já no começo do governo Lula com a prorrogação da desoneração dos combustíveis. Haddad conseguiu "costurar" no Congresso, no setor financeiro, no mercado, na sociedade e junto ao sindicatos o que acabaria por se tornar esse arcabouço fiscal. "O Haddad, pasmem, parece que caiu nas graças do […]

today1 de abril de 2023 19

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%