O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), vai viajar à China no meio deste ano para participar de agendas voltadas à cooperação bilateral em comércio, investimentos e ciência, tecnologia e inovação.
Ainda não há uma data fechada, mas a expectativa é de que a visita aos chineses ocorra no mês de junho.
Durante a viagem, Alckmin participará de uma reunião ampla da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban), que será realizada em Pequim. Criada em 2004 durante o primeiro governo Lula, a Cosban é uma comissão voltada para a relação Brasil-China.
No dia 18 de janeiro, Geraldo Alckmin se reuniu com o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, em Brasília, às margens da 5ª Reunião do Diálogo Estratégico Global Brasil-China.
Em 2024, os dois países celebram os 50 anos de relações diplomáticas, com índices comerciais também positivos e celebrados pela diplomacia brasileira.
O Itamaraty já ressaltou que o relacionamento entre os dois países é uma prioridade para o governo brasileiro. E que nos dois últimos anos, as exportações do Brasil para a China foram maiores do que as para os Estados Unidos e a União Europeia somadas.
Diplomatas apontam os índices como reflexo do “bom diálogo no campo político”.
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Mundo.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Publicar comentários (0)