G1 Mundo

Após encontro com Zelensky, ministro diz que Lula pode se encontrar com Putin ‘se houver essa possibilidade’

today20 de setembro de 2023 13

Fundo
share close

Lula se reuniu com o presidente ucraniano nesta quarta-feira em Nova York; segundo o governo eles discutiram relações bilaterais além da guerra entre Ucrânia e Rússia.


  • Ministro ressaltou ‘diálogo aberto’ com o governo de Putin.



  • Mauro Vieira defendeu atuação por conversa direta entre Rússia e Ucrânia.

  • Chanceler vai se reunir nos EUA com ministro das Relações Exteriores russo.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nesta quarta-feira (20) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) poderá encontrar o presidente da Rússia, Vladimir Putin, “se houver essa possibilidade”.

“Olha, o presidente Lula já se encontrou inúmeras vezes, no passado, com o presidente Putin. Se houver a condição, se houver essa possibilidade, eu não tenho dúvida que se encontrarão”, disse Vieira ao ser questionado se Lula se encontraria com Putin após o encontro com o ucraniano.

O chefe do Itamaraty também afirmou que, na conversa com Zelensky, Lula deixou claro que o Brasil está aberto a discutir e conversar com diversos atores para promover um entendimento entre Rússia e Ucrânia e dar início a “alguma conversa direta entre as duas partes envolvidas”.

O ministro foi então questionado por jornalistas se a Rússia teria pedido um encontro entre Putin e Lula. Mauro Vieira disse que o canal de diálogo entre os países é aberto.

Lula e Zelensky se reúnem presencialmente em Nova York nesta quarta-feira (20). — Foto: Ricardo Stuckert/Planalto

“A Rússia tem todo o diálogo também aberto com o Brasil. O presidente Lula já falou, que eu saiba, também com o presidente Putin. Eu tenho contato com o ministro Sergey Lavrov, inclusive já o recebi no Brasil. E ainda vou me encontrar com ele aqui também”, disse Vieira.

“Portanto, nós mantemos, o Brasil dialoga com todos. Nós mantemos canais abertos com todos os países e estamos dispostos e prontos a ouvir todos os lados e, nesse caso específico, os dois lados para ver onde se pode encontrar um ponto em comum que permita que se comece a conversar sobre paz”, completou o ministro.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

http://g1.globo.com/

http://g1.globo.com/




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

corrida-armamentista:-arabia-saudita-desenvolvera-armas-nucleares-se-o-ira-o-fizer-primeiro

G1 Mundo

Corrida armamentista: Arábia Saudita desenvolverá armas nucleares se o Irã o fizer primeiro

A Arábia Saudita desenvolverá uma arma nuclear se seu adversário, o Irã, o fizer primeiro, disse o príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman, durante uma entrevista nesta quarta-feira (20). "Se eles obtiverem uma, nós teremos que consegui-la", disse o líder de fato do país do Golfo à Fox News. Na terça-feira, o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, disse que os Estados Unidos deveriam demonstrar sua “boa vontade e determinação” para retomar […]

today20 de setembro de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%