G1 Mundo

Após entrega de alimentos a Gaza, Chipre quer criar rota marítima de ajuda humanitária

today16 de março de 2024 10

Fundo
share close

Chipre vê “crescente aceitação” da rota e já anunciou outra remessa de alimentos a Gaza. País é Estado da União Europeia mais próximo à zona devastada. Um segundo navio tinha partida prevista para este sábado com 240 toneladas de ajuda humanitária.


Embarcações atracam em estrutura flutuante com ajuda humanitária transportada por navio de ONG espanhola, que chegou na Faixa de Gaza em 15 de março de 2024. — Foto: Forças Armadas de Israel



Após a primeira entrega de alimentos por mar a Gaza, Chipre vê “crescente aceitação” da rota e já anunciou outra remessa de alimentos a Gaza. O país é o Estado da União Europeia mais próximo à zona devastada na guerra entre Israel e Hamas.

O primeiro navio, que transportava quase 200 toneladas de ajuda alimentar, chegou a Gaza nesta sexta-feira (15), lançando a nova rota marítima, ainda não testada, para levar suprimentos de emergência.

Um segundo navio tinha partida prevista para este sábado com 240 toneladas de ajuda humanitária.

O Chipre fez campanha durante meses para obter a aceitação do seu plano de estabelecer um corredor marítimo direto até à costa de Gaza. Existem sérios obstáculos à entrada de ajuda por via terrestre.

Os EUA começaram a lançar ajuda aérea em Gaza, mas grupos humanitários dizem que os lançamentos aéreos são mais caros e com capacidade limitada do que as entregas por caminhão.

Outras medidas para coordenar a ajuda marítima já foram abordadas em uma reunião ainda com o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, o homólogo britânico David Cameron, o ministro das Relações Exteriores dos Emirados Árabes Unidos, Sheikh Abdullah bin Zayed, e um representante da Comissão Europeia.

Os Estados Unidos pressionam Israel para permitir um maior acesso terrestre ao enclave para operações de ajuda.

Israel nega restringir a ajuda humanitária e diz que a má gestão da distribuição da ONU é a culpada pela falta de ajuda humanitária.

Navio com alimentos chega a Gaza

Navio com alimentos chega a Gaza

VÍDEOS: imagens do conflito entre Israel e Hamas




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

quem-foi-lucas?

Gospel Prime

Quem foi Lucas?

Lucas é um dos personagens mais notáveis ​​do Novo Testamento, sendo o autor do terceiro Evangelho e do livro de Atos dos Apóstolos. Embora ele não seja mencionado diretamente em suas obras, evidências internas e tradições da igreja primitiva atribuem a autoria desses livros a ele. Lucas era um companheiro próximo do apóstolo Paulo, mencionado em suas cartas como “o médico amado” (Colossenses 4:14) e como um dos poucos que […]

today16 de março de 2024 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%