G1 Mundo

Após Lula ver ‘ameaça’ da UE, Itamaraty diz que presidente defenderá ‘ajustes’ no texto do acordo com o Mercosul

today29 de junho de 2023 18

Fundo
share close

A informação foi dada pelo secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Itamaraty, Maurício Lyrio, em uma entrevista coletiva sobre a participação de Lula na Cúpula do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai), marcada para a próxima semana. O encontro marcará o início da presidência do bloco pelo Brasil.

O acordo entre o Mercosul e a União Europeia é negociado desde 1999. Em 2019, foi finalizada a parte comercial e, desde 2020, o acordo está em revisão. Em janeiro, o bloco europeu apresentou um documento adicional, que prevê sanções, o que foi chamado por Lula de “ameaça”.

“A posição do presidente […] para a cúpula é a reafirmação do interesse brasileiro em seguir com a agenda externa do Mercosul, a necessidade de fazer ajustes, como ele já tem enfatizado nos textos recebidos e negociados entre Mercosul e União Europeia”, afirmou o secretário do Itamaraty.



Segundo ele, Lula buscará dar uma “clara sinalização política” de que há interesse em avançar nos acordos. “E chegar a um bom resultado e equilibrado e adequado a todas as partes. Então, essa é a mensagem que o presidente Lula deverá levar”, completou.

Em Paris, o presidente Lula criticou exigências ambientais da União Europeia pra concluir o acordo com o Mercosul

Em Paris, o presidente Lula criticou exigências ambientais da União Europeia pra concluir o acordo com o Mercosul




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

ha-quanto-tempo-putin-esta-no-poder?-as-principais-duvidas-dos-brasileiros-sobre-a-crise-na-russia

G1 Mundo

Há quanto tempo Putin está no poder? As principais dúvidas dos brasileiros sobre a crise na Rússia

A rebelião que colocou Putin sob pressão elevou como nunca o interesse pelo grupo Wagner, apontam os dados da plataforma obtidos pela BBC News Brasil. Junho de 2023 é o mês com mais interesse de busca pelos combatentes mercenários no Brasil já medido. O Google também identificou as perguntas mais buscadas pelos brasileiros sobre Putin e o grupo Wagner na última semana. Sobre o líder russo, a campeã de buscas, […]

today29 de junho de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%