Prefeitura de Guarujá

Após medidas de austeridade, prefeita de Guarujá quer amplo diálogo com a sociedade

today31 de maio de 2022 7

Fundo
share close

Chefe do Executivo prepara mudanças administrativas e institui eixos de seu governo, que

priorizam presença, eficiência e transparência

Em entrevista coletiva à imprensa, a prefeita de Guarujá apresentou na manhã desta terça-feira (31), um balanço de seus primeiros 60 dias à frente da Administração Municipal. No momento, a prioridade é manter a administração pública ativa e trabalhando, seguir no enfrentamento aos desafios na segurança pública e priorizar mudanças nos contratos da Educação e Saúde.

Nesse período, a chefe do Executivo manteve a interação entre os poderes, com uma relação institucional junto aos poderes Legislativo e Judiciário, além de aprofundar um diálogo permanente com o Ministério Público e intensificar a agenda com os governos federal e estadual.

A prefeita pretende executar um planejamento claro e bem estruturado, baseado em três eixos principais, para definir as responsabilidades para o presente e fixar projetos para o futuro. Os eixos se definem como Governo Presente, Governo Eficiente e Governo Transparente. Muitas destas ações já estão em andamento.



Como Governo Presente, a prefeita entende que um diálogo permanente com poderes legalmente estabelecidos e a sociedade civil organizada democratizam o planejamento da Cidade. Assim, a prioridade será aproximar gestão pública e cidadão e intensificar a execução de um orçamento participativo.

Uma das medidas mais importantes nesse eixo será a criação do Conselho para o Desenvolvimento Sustentável de Guarujá (Condesg), formatado a partir da adesão do governo municipal ao grupo de empresários e lideranças de Guarujá, que há algum tempo se mobilizam visando pensar e preparar a Cidade para o ano de 2034, quando Guarujá completa 100 anos de emancipação político-administrativa. O objetivo do Condesg será identificar e vencer as dificuldades, superar erros do passado e trilhar um caminho de desenvolvimento realista e sustentável para a Cidade.

Os serviços prestados ao usuário dos equipamentos públicos serão revistos, no sentido de implantar uma nova política de atendimento ao cidadão, com linguagem simples e voltada à população. Além disso, será lançado o Programa ‘Prefeitura Presente’: com atuação intensa da Ouvidoria e serviços públicos nos bairros. Outra medida será valorizar a figura do servidor público, reconhecendo sua importância para a gestão.

Para instituir o eixo Governo Eficiente, a prefeita quer uma gestão moderna, com definição de metas viáveis para cada secretaria municipal, de forma concreta, prática e exequível. Estão previstos corte de despesas e recuperação do poder de investimento para acelerar o desenvolvimento da Cidade.

Essa economia se dará de forma célere, com revisão de contratos, plano de contratações anual e controle das licitações. A prefeita pretende estimular a criação de políticas indutoras de desenvolvimento, com revisão do Código Tributário, do Plano Diretor e incremento ao Programa Pró-Guarujá, que prevê incentivo fiscal às empresas que queiram se instalar na Cidade ou ampliar seus negócios, com o objetivo central de gerar vagas formais de emprego.

Por fim, o eixo Governo Transparente pretende intensificar as medidas já adotadas nas últimas semanas para tornar a Administração Pública mais transparente e viável, com mecanismos de controles interno e externo. Entre estas ações, está a instituição das medidas de compliance, do Grupo de Trabalho Intersetorial, a priorização da modalidade Pregão Eletrônico como norma prioritária para as licitações e a facilitação das formas de acesso ao Portal da Transparência.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Prefeitura de Guarujá.

Por: Tadeu

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

inscricoes-para-vestibulinho-da-etec-alberto-santos-dumont terminam-no-proximo-dia-6

Prefeitura de Guarujá

Inscrições para vestibulinho da Etec Alberto Santos Dumont terminam no próximo dia 6

Escola oferece opções de cursos técnicos presenciais, semipresenciais e 100% on-line A Etec Alberto Santos Dumont, em Guarujá, está com inscrições abertas até segunda-feira (06), às 15 horas, para o processo seletivo do Vestibulinho 2° Semestre 2022. Os interessados podem se inscrever através do site www.vestibulinhoetec.com.br ou na própria instituição de ensino (Rua Dr. Carlos Nehring, 165 – Jardim Helena Maria). O valor é de R$ 39,00 e a prova está marcada […]

today31 de maio de 2022 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%