G1 Mundo

Argentina é ‘muito importante’ para o Brasil e precisa de presidente que ‘goste de democracia’, diz Lula

today14 de novembro de 2023 5

Fundo
share close

Lula deu as declarações durante live semanal, transmitida pelo canal oficial do governo brasileiro nas redes sociais.

“O Brasil precisa da Argentina e a Argentina precisa do Brasil. Dos empregos que o Brasil gera na Argentina e dos empregos que a Argentina gera no Brasil, do fluxo comercial entre os dois países e de quanto nós podemos crescer juntos”, afirmou o petista.

“Para isso é preciso ter um presidente que goste de democracia, que respeita as instituições, que goste do Mercosul, que goste da América do Sul e que pensa na criação de um bloco importante”, completou Lula.



Argentina: Javier Milei e Sergio Massa debatem pela última vez antes da eleição

Argentina: Javier Milei e Sergio Massa debatem pela última vez antes da eleição

Na live, Lula evitou declarar apoio a um dos candidatos. Ele disse que os argentinos são soberanos para escolher o chefe de Estado. Integrantes do governo brasileiro, no entanto, têm preferência pelo candidato de centro-esquerda Sergio Massa.

O candidato de oposição ao governo de Alberto Fernández, Javier Milei, já fez duras críticas a Lula e especialistas avaliam que uma eventual eleição dele pode complicar as relações entre Brasil e Argentina.

Milei já classificou o petista como “socialista com vocação totalitária” e disse que o Mercosul, bloco econômico fundado por Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, é um “fracasso”.

Lula defende o fortalecimento do Mercosul e tenta fechar um acordo do bloco com a União Europeia.

“Eu só queria pedir para o povo argentino na hora de votar, pense na Argentina. É soberano o voto de vocês, mas pense um pouco no tipo de América do Sul que você quer criar, de América Latina que você quer criar e de Mercosul que você quer criar. Juntos, nós seremos fortes. Separados, nós somos fracos. É isso que eu queria que você pensasse na hora de votar'”, afirmou Lula.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

o-fim-do-bairro-mais-bonito-da-faixa-de-gaza

G1 Mundo

O fim do bairro mais bonito da Faixa de Gaza

Sextas-feiras costumavam ser dias especiais: no islamismo, o dia da oração marca o começo do fim de semana e, no bairro de al-Zahra, significava falafel e hummus, café e chá, todos servidos em espaçosos apartamentos ou vilas perto do Mar Mediterrâneo. Os moradores sabiam que tinham mais sorte do que a maioria da população de Gaza. No entanto, durante a noite, bombas israelenses destruíram 25 blocos de apartamentos, lares de […]

today14 de novembro de 2023 2

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%