G1 Mundo

Ataques dos EUA na Síria e Iraque deixam ao menos 39 mortos

today3 de fevereiro de 2024 10

Fundo
share close

Segundo o governo iraquiano, o país contabilizou 16 mortos e 25 feridos, incluindo civis. Já o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH) informou que ao menos 23 combatentes pró-Irã morreram no leste da Síria.

Segundo o general Yehia Rasul, porta-voz do primeiro-ministro iraquiano, Mohamed Shia al-Sudani, os ataques representam “uma violação de soberania” com consequências “desastrosas para a segurança e estabilidade” nacional e regional.

Em um comunicado, os militares americanos afirmaram que os alvos, mais de 85 no total, foram os seguintes:



  • Centros de comando e controle.
  • Armazéns de foguetes, mísseis e drones.
  • Centros logísticos.
  • Locais de distribuição de munição

Em nota, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, confirmou os ataques.

“Nesta tarde, sob minha orientação, as forças militares dos EUA atacaram alvos em instalações no Iraque e na Síria que o IRGC e milícias afiliadas utilizam para atacar as forças americanas. Nossa resposta começou hoje e continuará em momentos e lugares de nossa escolha”, disse.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Nasser Kanaani, disse em um comunicado que os ataques representaram “outro erro aventureiro e estratégico dos Estados Unidos que resultará apenas em maior tensão e instabilidade”.

Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden participa de cerimônia para receber os restos mortais dos três soldados mortos na Jordânia junto com líderes militares do país. — Foto: Michael A. McCoy/Reuters

Os novos ataques provavelmente são os primeiros de uma série. Desta vez, nenhum dos alvos era em território iraniano. Há uma preocupação com a possibilidade de uma piora generalizada dos conflitos no Oriente Médio, que é palco da guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas desde 7 de outubro de 2023. Entenda como os conflitos estão interligados entre si.

Veículos de imprensa da Síria afirmaram que os locais atingidos ficam em áreas de deserto do país, e que há pessoas atingidas.

Crise se espalha pelo Oriente Médio: entenda como os conflitos estão ligados entre si

Crise se espalha pelo Oriente Médio: entenda como os conflitos estão ligados entre si




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

como-industria-da-moda-ajuda-a-alimentar-condicoes-de-trabalho-desumanas-em-olarias-na-asia

G1 Mundo

Como indústria da moda ajuda a alimentar condições de trabalho desumanas em olarias na Ásia

É seu único refúgio do calor dentro da olaria, que mais parece uma tumba mal iluminada. "É como trabalhar dentro de uma prisão em chamas", diz a mulher de 47 anos enquanto empilha tijolos secos, que serão transferidos para um armazém. "Pedi aos proprietários que nos fornecessem mais ventiladores. Mas eles não o farão porque isso custará mais dinheiro." O ventilador que ela tem bate lentamente ao ligar, até entrar […]

today3 de fevereiro de 2024 5

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%