Um artefato explosivo matou uma mulher e feriu outras quatro pessoas nesta segunda-feira (17), na cidade de Cúcuta, na Colômbia, perto da fronteira com a Venezuela, informou a força pública. O artefato foi localizado a poucos metros de um posto da polícia colombiana.
A detonação ocorreu em um parque movimentado do centro da cidade. A vítima fatal caiu ao lado de uma barraquinha de camelô, e os feridos foram hospitalizados, disse o coronel Juan Ramírez, comandante da polícia de Cúcuta.
Ramírez afirmou que a principal hipótese sobre o atentado, até agora, é que os criminosos queriam atingir o posto da polícia —a ação poderia ser “uma retaliação pela ações contra as organizações criminosas dedicadas ao tráfico local de entorpecentes”, disse ele.
Maior produtora mundial de cocaína
A Colômbia é o país que mais produz cocaína no mundo, segundo a ONU.
Com uma população de aproximadamente 1,2 milhão de pessoas, Cúcuta e seus arredores foram cenário de várias ações da guerrilha do Exército de Libertação Nacional (ELN). Há diálogos entre o ELN e o governo, mesmo sem uma trégua. Na mesma região há atuação de dissidentes das Farc (que aceitaram um cessar-fogo bilateral e anunciaram um processo de paz previsto para começar em maio).
O presidente Gustavo Petro busca acabar com mais de meio século de conflito negociando com as distintas facções rebeldes. No âmbito de sua política de Paz Total, também propõe a repressão dos narcotraficantes em troca de benefícios penais.
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Mundo.
Por: G1
Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.
Publicar comentários (0)