G1 Santos

Autoridades se reúnem para discutir sobre estacionamento de caminhões no Porto de Santos

today6 de julho de 2022 10

Fundo
share close

A viabilização de terrenos para o estacionamento e infraestrutura para os caminhoneiros que acessam o Porto de Santos, no litoral de São Paulo, foram discutidas na manhã desta terça-feira (5), no Paço Municipal. De acordo com a prefeitura, o Porto de Santos é acessado diariamente por cerca de 10 mil caminhões e atualmente estão disponíveis apenas duas mil vagas, sendo a maior parte delas em Cubatão.

A reunião contou com a participação do prefeito da cidade, Rogério Santos (PSBD), do secretário Estadual de Logística e Transporte do Estado, Clodoaldo Pacce, de representantes do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sindicam), da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e da Ecovias.

Durante a reunião, o prefeito ressaltou que o alto fluxo de veículos pesados reflete, principalmente, no trânsito na entrada da cidade e isso tende a piorar. Segundo ele, a quantidade de caminhões deve aumentar devido ao leilão, promovido pelo Governo Federal, do terminal STS10, que será destinado para contêineres.

A prefeitura ressaltou que o funcionamento de um novo terminal de grande porte, como o previsto pelo Governo Federal, aumentaria em 20% o fluxo de caminhões. Para a administração municipal, a licitação para o leilão só deveria ser feita após uma reestruturação viária, em toda área de acesso ao futuro terminal que envolve, por exemplo, a construção de um viaduto de acesso na Alemoa.

A prefeitura já havia demonstrado preocupação com a situação, quando, no início da semana, enviou um ofício ao Tribunal de Contas da União (TCU), questionando os termos da desestatização do Porto de Santos e dos leilões de terminais portuário, que estão em andamento.



Além do problema com o estacionamento, o diretor operacional do Sindicam, Romero Costa, relatou que os caminhoneiros também enfrentam a falta de banheiro e estrutura adequada para os profissionais, que permanecerem na região enquanto o caminhão é carregado ou descarregado.

O secretário Estadual de Logística e Transporte de São Paulo, Clodoaldo Pacce se comprometeu a continuar as conversas e negociações intermediadas pela Prefeitura.

Prefeitura de Santos envia ofício ao TCU

A Prefeitura de Santos enviou um ofício ao Tribunal de Contas da União (TCU) questionando os termos da desestatização do Porto de Santos, o maior do país, e dos leilões de terminais portuário, que estão em andamento.

O documento, assinado pelo prefeito Rogério Santos, foi encaminhado para a presidente do TCU, Ministra Ana Arraes, e inclui a solicitação para que as demandas e a realidade municipal sejam apreciadas pelo Governo Federal em todo processo de desestatização.

Prefeitura demonstra preocupação com questões trabalhistas, turísticas e ambientais — Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

O prefeito declara que é favorável ao processo de desestatização, mas solicita maior tempo de estudos e cuidado com os impactos locais. A intenção do ofício, segundo a prefeitura, é alertar o TCU sobre preocupações da administração municipal, como a manutenção de um espaço para o funcionamento do cais público na cidade, os empregos, interesses da população e impactos sociais e ambientais no município.

Segundo a prefeitura, a relação Porto-Cidade não está sendo adequadamente considerada. Conforme indica o documento, a administração municipal não obteve retorno sobre seus apontamentos quanto aos impactos sobre empresas, empregos e a qualidade de vida da população.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

duas-mulheres-ficaram-feridas-apos-acidente-de-transito-em-praia-grande

G1 Santos

Duas mulheres ficaram feridas após acidente de trânsito em Praia Grande

Acidente ocorreu na Avenida Ayrton Senna da Silva. Motocicleta onde elas estavam caiu na pista após ser fechada por um veículo. Duas mulheres ficaram feridas após acidente entre moto e dois carros em Praia Grande Duas mulheres ficaram feridas após um acidente de trânsito, na manhã desta quarta-feira (6), na Avenida Ayrton Senna da Silva, em Praia Grande, no litoral de São Paulo. A motocicleta onde elas estavam caiu na […]

today6 de julho de 2022 69

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%