G1 Mundo

Blinken inicia reuniões em Pequim

today19 de junho de 2023 7

Fundo
share close

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, iniciou reuniões em Pequim, neste domingo (18). Ele é o funcionário do governo norte-americano de mais alto escalão a visitar a China desde que o presidente Joe Biden assumiu o cargo, em janeiro de 2021.

As duas maiores economias do mundo enfrentam uma relação estremecida e a missão de Blinken é estreitar e melhorar a comunicação entre os dois países.

O ministro das Relações Exteriores da China, Qin Gang, cumprimentou Blinken e seu grupo em Pequim, e apertaram as mãos na frente das bandeiras chinesa e americana.



Depois de entrar em uma sala de reunião, nem Blinken nem Qin fizeram comentários.

Antony Blinken e sua equipe se reúnem com o ministro das Relações Exteriores da China, Qin Gang, em Pequim — Foto: Leah Millis / Pool / via AP

O ministro assistente das Relações Exteriores da China, Hua Chunying, que está participando da reunião, twittou acima de uma foto de Qin e Biden apertando as mãos: “Espero que esta reunião possa ajudar a conduzir as relações China-EUA de volta ao que os dois presidentes concordaram em Bali”.

Biden e o presidente chinês, Xi Jinping, mantiveram primeiras conversas à margem de uma cúpula do G-20, em novembro na ilha indonésia de Bali.

Durante sua estada até segunda-feira (19), Blinken também deve se reunir com o principal diplomata da China, Wang Yi, e possivelmente Xi Jinping.

Há uma expectativa de que a visita de Blinken abra caminho para mais reuniões bilaterais nos próximos meses, incluindo possíveis viagens da secretária do Tesouro, Janet Yellen, e da secretária de Comércio, Gina Raimondo. Também poderia preparar o terreno para reuniões entre Xi e Biden em cúpulas multilaterais no final do ano.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

mulher-e-presa-em-flagrante-com-50-tabletes-de-haxixe-escondidos-em-porta-malas-de-carro-no-litoral-de-sp

G1 Santos

Mulher é presa em flagrante com 50 tabletes de haxixe escondidos em porta-malas de carro no litoral de SP

Uma mulher, de 27 anos, foi presa em flagrante por tráfico de drogas em Santos, no litoral de São Paulo. Conforme divulgado pela Polícia Civil neste domingo (18), a suspeita transportava 50 tabletes de haxixe, entorpecente também conhecido como 'supermaconha', no porta-malas de um carro. Policiais da 2ª Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes, da Delegacia Especializada em Investigações Criminais (DEIC) do Deinter-6, prenderam a suspeita na manhã do último sábado […]

today18 de junho de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%