G1 Mundo

Bombardeios atingem várias regiões da Ucrânia, inclusive a capital

today31 de dezembro de 2022 7

Fundo
share close

Uma onda de bombardeios atingiu a Ucrânia neste sábado (31), incluindo a capital do país, Kiev, onde pelo menos uma pessoa morreu, e várias ficaram feridas, informaram autoridades locais.

“Segundo as primeiras informações, uma pessoa morreu no bairro de Solomiansky. Várias pessoas ficaram feridas”, informou o prefeito de Kiev, Vitaly Klitschko, no Telegram.

Pouco antes, nesse mesmo aplicativo, Klitschko havia anunciado que “explosões foram ouvidas em Kiev”, advertindo a população: “mantenham-se seguros!”.



Jornalistas ouviram pelo menos 11 explosões em Kiev no início da tarde. As autoridades divulgaram imagens de um dos bombardeios, que destruiu um hotel no centro da cidade.

Policiais caminham no local de um ataque de míssil russo em Kiev neste sábado (31) — Foto: Reuters/Valentyn Ogirenko

De acordo com o prefeito, sete pessoas ficaram feridas e uma delas se encontra em “estado extremamente grave”.

As autoridades ucranianas também relataram destruição e incêndios em Mykolaiv, no sul, e em Khmelnitsky, no oeste.

Após sofrer vários reveses militares no terreno, a Rússia optou, desde outubro, por bombardear as infraestruturas ucranianas, deixando milhões de pessoas sem luz em pleno inverno.

Guerra da Ucrânia completa dez meses sem sinais de estar perto do fim

Guerra da Ucrânia completa dez meses sem sinais de estar perto do fim

Mensagem de fim de ano de Putin

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse neste sábado (31) que seu país nunca cederá às tentativas do Ocidente de usar a Ucrânia como uma ferramenta para destruir a Rússia.

Em uma mensagem de vídeo de Ano Novo transmitida pela TV estatal russa, Putin disse que a Rússia estava lutando na Ucrânia para proteger sua “pátria mãe” e garantir a “verdadeira independência” de seu povo.

Em uma mensagem de nove minutos – o mais longo discurso de Ano Novo de seu governo de duas décadas – Putin acusou o Ocidente de mentir para a Rússia e de incitar a guerra, que Moscou chama de “operação militar especial” na Ucrânia.

“Durante anos, as elites ocidentais nos asseguraram hipocritamente de suas intenções pacíficas”, disse Putin.

“Eles estavam, de todas as maneiras possíveis, encorajando neonazistas a fazer terrorismo aberto contra civis no Donbas”, disse Putin em um discurso de Ano Novo atipicamente combativo, geralmente dedicado a desejos de felicidades para o próximo ano.

“O Ocidente mentiu sobre a paz”, disse Putin.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

lula-lamenta-morte-de-bento-xvi-e-relembra-encontro-com-papa-emerito-em-2007

G1 Mundo

Lula lamenta morte de Bento XVI e relembra encontro com papa emérito em 2007

Petista disse ter recebido 'com tristeza' a notícia do falecimento do religioso, que tinha 95 anos. Em uma rede social, Lula destacou 'compromisso' do papa com fé e ensinamentos cristãos. O papa emérito Bento XVI e o ex-presidente Lula, em 2007 — Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação Lula O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou neste sábado (31) a morte do papa emérito Bento XVI. Em uma rede social, […]

today31 de dezembro de 2022 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%