G1 Mundo

Brasil na Copa do Mundo: pernambucanos cumprem promessa e realizam sonho de assistir aos jogos no Catar

today3 de dezembro de 2022 16

Fundo
share close

Jairo Henrique, de Garanhuns, e Taíza Salgado, de Caruaru, enfrentaram a distância de mais de 11 mil quilômetros para ver a Seleção Brasileira em campo no mundial. Além do intercâmbio entre os países e da experiência de poder ver os atletas brasileiros em campo, os dois foram motivados pela determinação pessoal.

Para cumprir uma promessa

Os planos do servidor público Jairo Henrique, de 35 anos, eram de ver a Seleção Brasileira jogar na Copa do Mundo de 2018, na Rússia. Com tudo pronto para viajar, Jairo foi diagnosticado com um câncer no braço direito que provocou a amputação do membro. A viagem precisou ser cancelada e Jairo iniciou uma verdadeira luta pela própria vida.



Nos últimos quatro anos, o servidor público precisou enfrentar uma série de tratamentos. Durante esse período, Jairo também foi diagnosticado com uma metástase nos pulmões, mas venceu a doença e tomou a decisão de realizar o sonho que foi interrompido. “Estou há dois anos livre de doença, graças a Deus. Fiz uma promessa que, se eu estivesse bem, eu viria ao Catar em 2022”, disse Jairo.

O intercâmbio cultural tem sido uma das coisas mais marcantes, segundo Jairo. Sentir a energia dos estádios e conhecer o Catar repleto de pessoas de todos os lugares do mundo torna completa a experiência de viver o mundial.

“Tô muito feliz em estar aqui celebrando minha vida, primeiramente. Pra mim já valeu a pena! Mas, se o Brasil voltar com o título, é melhor ainda”, afirma.

Jairo Henrique, de Garanhuns, assistiu os jogos da Copa do Mundo no Catar — Foto: Arquivo pessoal

Jairo volta ao Brasil após o jogo das oitavas de final e traz na mala mais do que histórias para contar. Ele teve a oportunidade de participar de um dos treinos fechados da Seleção Brasileira e volta para casa com uma camisa dada pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

O treino também rendeu registros com os tetracampeões brasileiros, Zinho e Tafarel, o goleiro Ederson, o técnico Tite, o volante Fabinho e o atacante Richarlison, autor dos dois gols do Brasil no primeiro jogo da fase de grupos contra a Sérvia.

Jairo Henrique, de Garanhuns, tirou fotos com personalidades da Seleção Brasileira no Catar — Foto: Aquivo pessoal

Visitar o Catar durante a Copa do Mundo foi a realização de um sonho para a médica Taíza Salgado, de 33 anos. Tudo começou a ser planejado a partir da ideia de visitar uma antiga amiga que mora no país. Ver a Seleção Brasileira em campo foi a motivação perfeita para realizar a viagem.

Para a médica, assistir aos jogos do mundial era um sonho e ter a experiência de estar imersa em uma cultura completamente nova superou as expectativas dela. Carregar as cores, a bandeira e a camisa do Brasil se tornaram sinônimo de orgulho e da possibilidade de oferecer festa e alegria nas ruas.

Taíza é pernambucana e visitou o Catar para a Copa do Mundo — Foto: Arquivo pessoal

Os árabes são apaixonados pelos brasileiros. Quando eles veem a gente com a camisa do Brasil ou com a bandeira eles nos param na rua e pedem foto. Por onde a torcida do Brasil passa, todo mundo para pra abraçar e pra brincar. A gente sente o corpo todo vibrando essa experiência”, contou.

Taíza pôde assistir aos três jogos da Seleção Brasileira na fase de grupos. A médica contou que as cidades respiram a Copa do Mundo e tudo tem um significado especial, desde o percurso para chegar no local dos jogos, até sentar na cadeira do estádio e vibrar com a torcida organizada.

“Sem dúvida, os movimentos do Canarinho e o Verde e Amarelo proporcionam os momentos mais emocionantes. Lembro que no segundo jogo do Brasil, contra a Suíça, senti meu corpo todo fervendo quando vi brasileiros e estrangeiros pulando e cantando. Foi muito marcante”, disse Taíza.

Agora, a ideia é de realizar um novo planejamento: independente de onde for, estar presente na Copa do Mundo de 2026.

A médica Taíza Salgado assistiu aos três jogos da fase de grupos — Foto: Arquivo pessoal




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

tiktok:-videos-de-mercenarios-russos-superam-1-bilhao-de-visualizacoes-no-aplicativo

G1 Mundo

TikTok: vídeos de mercenários russos superam 1 bilhão de visualizações no aplicativo

O grupo Wagner tem enviado mercenários para a Ucrânia em grande número. A organização NewsGuard, que tem sede nos EUA e atua contra a desinformação na internet, diz que alguns dos vídeos parecem mostrar a execução de um ex-mercenário russo. O TikTok garantiu que age contra qualquer conteúdo que viola suas políticas. A NewsGuard disse ter identificado 160 vídeos na plataforma que "mostram, aludem a ou glorificam atos de violência" […]

today3 de dezembro de 2022 16

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%