G1 Mundo

Brasil repete nota e mantém desempenho ruim em ranking que mede percepção sobre corrupção

today31 de janeiro de 2023 10

Fundo
share close

É o terceiro ano consecutivo que o Brasil mantém um desempenho ruim no índice, de acordo com a organização.

O Índice de Percepção da Corrupção (IPC) mede como especialistas e empresários enxergam a integridade do setor público nos 180 países pesquisados. A nota vai de 0 a 100, onde 0 significa “altamente corrupto” e 100 significa “muito íntegro”.

Quanto melhor a posição no ranking, menos o país é considerado corrupto.



Para a Transparência Internacional, o resultado mostra que o país perdeu uma década de avanços no combate à corrupção.

Posição do Brasil nos levantamentos:

  • 2022 – 94ª posição
  • 2021 – 96ª posição
  • 2020 – 94ª posição
  • 2019 – 106ª posição
  • 2022 – 38 pontos
  • 2021 – 38
  • 2020 – 38
  • 2019 – 35

Outros países no ranking:

Média global – 43 pontos

Média dos países do continente americano – 43 pontos

Avaliação da Transparência

O resultado obtido pelo Brasil, afirma a Transparência, “reflete o desmanche acelerado dos marcos legais e institucionais anticorrupção que o país havia levado décadas para construir” e a “degradação” das instituições democráticas do país durante o governo Bolsonaro.

Segundo a Transparência Internacional, embora o Brasil tenha avançado dois lugares no ranking, o desempenho em relação ao combate à corrupção permaneceu inalterado porque houve a piora de outros países.

Segundo a Transparência Internacional, parte da nota obtida por esses países pode ser atribuída, além do retrocesso em instituições democráticas, a conflitos armados nas regiões.

“A corrupção e os conflitos armados alimentam um ao outro e ameaçam a paz duradoura. De um lado, os conflitos criam um terreno fértil para a corrupção”, afirma o relatório.

A melhora no cenário da corrupção pode ser alcançada, na avaliação da instituição, por meio da promoção da transparência e do fortalecimento de instituições que são “fundamentais para evitar mais conflitos e preservar a paz”.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

governo-bolsonaro-promoveu-‘desmanche’-no-combate-a-corrupcao,-diz-transparencia

G1 Mundo

Governo Bolsonaro promoveu ‘desmanche’ no combate à corrupção, diz Transparência

A avaliação faz parte do relatório global que mede a percepção sobre a corrupção em 180 países. O Brasil ficou em 94ª lugar no ranking mundial, considerado um desempenho ruim pela organização. Para a entidade, um dos fatores foi Bolsonaro ter utilizado o mandato, desde o primeiro dia de governo, para se blindar e blindar a família de investigações sobre denúncias de corrupção “fartamente comprovadas”. O ex-presidente também garantiu proteção, […]

today31 de janeiro de 2023 28

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%