G1 Mundo

Brasil vê ‘grave deterioração’ da segurança pública no Haiti e pede criação de missão da ONU com urgência

today4 de março de 2024 11

Fundo
share close

Governo haitiano decretou estado de emergência após ataque em penitenciária, que resultou na fuga de milhares de detentos. País vive crise humanitária e política desde 2021.




Capital do Haiti entra em emergência após gangues libertarem 3,5 mil presos

Capital do Haiti entra em emergência após gangues libertarem 3,5 mil presos

O Itamaraty pediu para que a comunidade internacional adote com urgência a criação de uma missão da ONU para apoiar o Hati, por causa da “grave deterioração” da segurança pública no país. Uma nota foi publicada na noite desta segunda-feira (4).

O Itamaraty afirmou que está acompanhando a situação com preocupação e convocou a comunidade internacional a adotar “passos concretos para apoiar o país”.

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil deseja que seja implementada uma resolução do Conselho de Segurança da ONU para a criação da Missão Multinacional de Apoio à Segurança no Haiti.

Além disso, segundo o Itamaraty, os países precisam se unir com o objetivo de criar ações em prol do desenvolvimento do Haiti.

“O governo brasileiro reitera, igualmente, a importância de que os principais atores políticos haitianos se engajem em processo de diálogo nacional, com vistas à realização de eleições”, afirmou.

Até agora, não há registros de casos de brasileiros que foram diretamente afetados pela violência no Haiti, de acordo com o governo.

Pneus em chamas bloqueiam via em Porto Príncipe, no Haiti, após ataque a prisão que liberou milhares de detentos — Foto: Luckenson Jean/AFPTV/AFP

VÍDEOS: mais assistidos do g1




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

onu-encontra-evidencias-de-que-hamas-estuprou-vitimas-israelenses-durante-os-ataques-de-7-de-outubro-em-israel

G1 Mundo

ONU encontra evidências de que Hamas estuprou vítimas israelenses durante os ataques de 7 de outubro em Israel

Um grupo de especialistas da Organização das Nações Unidas (ONU) relatou nesta segunda-feira (4) que há "motivos razoáveis" para acreditar que o grupo terrorista Hamas cometeu estupro, "tortura sexual" e outros tratamentos cruéis e desumanos às mulheres durante os ataques de 7 de outubro, que deram início à guerra Israel-Hamas. "Foram reunidas informações circunstanciais críveis, que podem ser indicativas de algumas formas de violência sexual, incluindo mutilação genital, tortura sexual […]

today4 de março de 2024 4

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%