Um projeto de lei (PL) que regulamenta a colocarão de bengalas para auxiliar na identificação de pessoas com deficiêncial visual foi aprovado na Câmara Municipal de Santos, no litoral de São Paulo. A lei entrará em vigor apenas após a assinatura do Prefeito Rogério Santos (PSDB).
De acordo com a Câmara Municipal, o PL foi aprovado em segunda discussão, nesta quinta-feira (13). O objetivo das cores nos dispositivos auxiliares de marcha (DAM), ou seja, nas bengalas, é ajudar a orientar a população a identificar o tipo de deficiência visual.
A cor branca identifica a pessoa com perda total da visão. A verde é para pessoas com baixa visão ou visão subnormal. A bengala nas cores branca e vermelha identifica quem possui deficiência auditiva e cegueira e, segundo a Câmara, normalmente pode ser sinalizada apenas com um adesivo vermelho na bengala branca.
O autor da propositura é o vereador Ademir Pestana (PSDB). Com o projeto, ele espera poder contribuir com a pessoa com deficiência visual que poderá ser melhor identificada nas ruas ou em locais públicos por outras pessoas, conforme o grau de deficiência.
Branca identifica perda total da visão; verde baixa visão ou visão subnormal; e as cores branca e vermelha identificam deficiência auditiva e cegueira — Foto: Divulgação/Câmara de Santos
VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
Todos os créditos desta notícia pertecem a
G1 Santos.
Publicar comentários (0)