G1 Mundo

Canadá investiga implosão de submersível

today26 de junho de 2023 32

Fundo
share close

O Canadá abriu uma investigação sobre a implosão do submersível Titan, cujo desaparecimento perto dos destroços do Titanic, com cinco homens a bordo, desencadeou uma operação internacional de busca e resgate.

“Nossa responsabilidade é averiguar o que ocorreu e por que, e também o que precisa mudar para reduzir as chances de que casos deste tipo se repitam”, declarou a presidente da Junta de Segurança no Transporte (TSB em inglês), Kathy Fox.

“Sabemos que todos querem respostas, principalmente as famílias e o público”, ressaltou Kathy, em St. John’s, Newfoundland. A investigação pode durar de 18 meses a dois anos.



A TSB costuma investigar acidentes aéreos, ferroviários, marítimos e em oleodutos, a fim de aumentar a segurança nos transportes. Ela não determina culpas, nem responsabilidades civis ou criminais.

A Real Polícia Montada do Canadá (RCMP) investiga se alguma lei foi violada na sequência de eventos que levou à morte dos aventureiros. Os investigadores devem determinar “se uma investigação completa por parte da RCMP se justifica”, explicou o superintendente da província Newfoundland e Labrador, Kent Osmond.

Veja quem são as vítimas que morreram no submarino

Veja quem são as vítimas que morreram no submarino

Confira, a seguir, um resumo com as principais perguntas e respostas sobre as buscas do submarino que desapareceu no Atlântico Norte.

🚢 Qual o objetivo da expedição? Ver os destroços do Titanic, que afundou em 1912, no Oceano Atlântico.

🧭 Onde estão os destroços do Titanic? A cerca 3,8 mil metros de profundidade, a 650 km da costa do Canadá.

💵 Quem organiza o passeio e quanto custa? A expedição é organizada pela empresa de turismo marítimo OceanGate Expeditions, que cobra US$ 250 mil (R$ 1,19 milhão) de cada passageiro.

🗓️ Quando o submarino desapareceu? A expedição começou na sexta-feira (16), partido de Newsfoundland, no Canadá. A descida propriamente dita teve início no domingo (18). A expectativa inicial era que demorasse cerca de duas horas para chegar aos destroços do Titanic, mas o módulo perdeu comunicação após 1 hora e 45 minutos de viagem.

🎮 Como era submarino? Chamado Titan, ele:

  • tinha 6,5 metros de comprimento por 3 metros de largura;
  • pesava mais de 10 toneladas e era feito de fibra de carbono e titânio;
  • era guiado por um joystick que se parece muito com um controle de videogame;
  • moveiase a uma velocidade de 3 nós (5,5 km/h) e é impulsionado por quatro propulsores;
  • podia levar até cinco pessoas;
  • e não era autônomo, como um submarino de grande porte, razão pela qual precisou ser carregado na superfície do mar por 643 km até a região da descida.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

o-momento-em-que-brasileiro-foi-impedido-de-se-juntar-ao-estado-islamico,-segundo-a-pf

G1 Mundo

O momento em que brasileiro foi impedido de se juntar ao Estado Islâmico, segundo a PF

O vídeo mostra pelo menos três agentes da PF abordando o rapaz na fila de embarque para um voo internacional. A suspeita é que seu destino fosse a cidade de Istambul, na Turquia. Na abordagem, o rapaz apontado como suspeito não oferece resistência e é conduzido pela PF para uma área reservada do aeroporto. Ele também entrega sua mochila aos agentes. O nome dele não foi revelado. Aeroporto de Guarulhos […]

today26 de junho de 2023 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%