G1 Santos

Caps de Santos ganha nova sede acessível; veja

today26 de junho de 2024 4

Fundo
share close

A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, transferiu o atendimento do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Caps) Tô Ligado para um imóvel acessível, com diversas novidades como brinquedoteca, sala de jogos, ateliê e uma sala para auriculoterapia, acupuntura e práticas da medicina tradicional chinesa.

A nova unidade funciona em um prédio com dois pavimentos na Avenida Conselheiro Nébias, n° 349, no bairro Paquetá. Antigamente, o Caps atendia os pacientes na Rua Campos Mello, na Vila Mathias.

Agora, a sede conta com cinco salas de atendimento, sete banheiros e dois quartos para hospitalização integral, além de salas de enfermagem, de descanso para enfermagem, de medicação, de convivência e de grupos e atividades terapêuticas coletivas.



A unidade ainda possui, farmácia, depósito para materiais, duas lavanderias, pátio externo e copa. Segundo a prefeitura, a equipe de atendimento é composta por psicólogos, psiquiatras, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, terapeutas ocupacionais, acompanhantes terapêuticos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e oficiais de administração, além da equipe de limpeza.

Caps Tô Ligado ganhou novos ambientes após mudança de prédio em Santos — Foto: Francisco Arrais/Prefeitura de Santos

Apesar de mudar de endereço, o Caps Tô Ligado mantém as características de atendimento, com acolhimento de crianças e adolescentes, inclusive com quatro leitos (dois masculinos e dois femininos) para hospitalidade integral até a estabilização do quadro clínico.

Assim como os outros dois Caps Infantojuvenis de Santos, a unidade também é referência municipal para acolher as crianças e jovens em sofrimento e que têm problemas com álcool ou outras drogas.

Atualmente, o equipamento atende 367 pacientes. Para cada um é desenvolvido um projeto terapêutico com estratégias para promover maior qualidade de vida a partir da avaliação das necessidades de cada pessoa.

Segundo a prefeitura, o Caps Tô Ligado é a unidade de referência em saúde mental para os moradores abrangidos pelas policlínicas Aparecida, Caruara, Conselheiro Nébias, Embaré, Estuário, Martins Fontes, Monte Cabrão, Ponta da Praia, Valongo, Vila Mathias e Vila Nova.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

jovem-que-cantava-em-igreja-perde-voz-e-movimentos-por-doenca-rara-e-busca-tratamento-de-quase-r$-800-mil

G1 Santos

Jovem que cantava em igreja perde voz e movimentos por doença rara e busca tratamento de quase R$ 800 mil

"[Ele] está paralisado numa cama, perdeu as cordas vocais, perdeu a força dos braços e das pernas. [...] Ele fala e a voz não sai. Está totalmente debilitado”, lamentou Florisvaldo Tiago dos Santos, pai do rapaz. Thiago está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Guilherme Álvaro, em Santos (SP). Segundo o pai, ele perdeu aproximadamente 30 quilos desde março por conta da doença. A família entrou na […]

today26 de junho de 2024 13

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%