Desde o ataque do grupo terrorista Hamas contra Israel em 7 de outubro, casos de antissemitismo têm crescido globalmente, envolvendo ameaças, assédio verbal, intimidação e agressão física.
O Brasil está entre os países que testemunharam um aumento do ódio contra judeus, com os casos de antissemitismo registrando um aumento de 1200%, de acordo com a Confederação Israelita do Brasil (Conib). As denúncias foram coletadas por meio de um canal aberto da Conib e encaminhadas à polícia e ao Ministério Público.
A Revista Oeste relatou que cartazes discriminatórios com a frase “Judeu, câncer do mundo” foram vistos nas ruas do Rio de Janeiro.
O Brasil possui a segunda maior comunidade judaica da América Latina, com aproximadamente 120 mil judeus.
Nos Estados Unidos, casos de discriminação contra judeus aumentaram 400%, com atos hostis sendo registrados no ambiente universitário. Na Europa, também houve relatos de aumento do antissemitismo, com incidentes na França e na Alemanha.
Na França, foram registrados 588 atos antissemitas, enquanto na Alemanha houve 202 ataques antissemitas, incluindo pichações da estrela de Davi em casas e comércios de judeus.
Publicar comentários (0)