G1 Santos

Casos de dengue disparam na Baixada Santista com alta de 454,3% no número de infectados; entenda

today19 de fevereiro de 2024 9

Fundo
share close

De outubro a maio, de acordo com o Ministério da Saúde, as ocorrências costumam ser mais comuns. Segundo o painel de monitoramento de arboviroses da pasta, neste ano já foram registrados 653.656 casos da doença no país, com 113 mortes registradas e outras 438 em investigação.

Na Baixada Santista, Bertioga é a cidade mais afetada pela ação do vetor da doença, o mosquito aedes aegypti. Em janeiro de 2023 foram 5 casos, enquanto no mesmo período este ano foram registrados 437 casos. Uma alta de 8.640%

Apenas Santos e Cubatão registraram queda de infectados no mês de janeiro. Peruíbe não respondeu a equipe de reportagem e, portanto, não consta na lista. Confira os dados abaixo:



Casos de dengue na Baixada Santista

Janeiro de 2023 Janeiro de 2024
Bertioga 5 437 8.640%
Itanhaém 50 56 12%
Guarujá 15 35 133,3%
São Vicente 13 21 61,5%
Praia Grande 3 14 366,6%
Santos 14 5 -64,2%
Cubatão 2 1 -50%
Mongaguá 1 2 50%
Total 103 571 454,3%

Médico infectologista Evaldo Stanislau falou sobre o aumento nos casos de dengue

Médico infectologista Evaldo Stanislau falou sobre o aumento nos casos de dengue

Ações de combate à dengue

A Prefeitura de Guarujá identificou que a cada 100 imóveis vistoriados pelas equipes de combate à dengue, em 7 são encontrados criadouros com larvas do aedes aegypti. São realizadas nebulizações nos bairros da cidade, com o intuito de reduzir a quantidade de contaminações.

Das 16.584 vistorias realizadas pelos agentes de combate às endemias da Prefeitura de São Vicente, foram encontrados 10.023 focos do mosquito. A prefeitura ressalta que são realizadas visitas a cada 15 dias em escolas, borracharias, pátios de carros, ferros velhos e supermercados.

Entre os seis mutirões realizados neste ano pela Prefeitura de Santos, 609 focos com larvas foram eliminados. O número equivale a 22,4% do total de focos encontrados em 2023. A cidade conta com os programas Casa a Casa e Mutirão.

Em Bertioga, até 7 de fevereiro, dos 1778 imóveis de vistoriados pela Vigilância em Saúde do Programa Municipal de Combate às Arboviroses, foram eliminados 422 criadouros. Os agentes visitam imóveis próximos às residências de pessoas que contraíram dengue.

Praia Grande intensifica a fiscalização em pontos estratégicos como ferros velhos e locais que tenham possíveis acúmulos de descartes de materiais.

O Serviço de Controle de Zoonoses de Cubatão realiza fiscalizações para combater a proliferação do mosquito nas residências. A cidade é a que menos apresenta aumento nos casos de dengue na região.

A Prefeitura de Mongaguá realiza ações de conscientização em combate à dengue, com visitas aos domicílios e ações de nebulização.

O g1 entrou em contato com a Prefeitura de Peruíbe, mas não teve resposta até a publicação desta reportagem.

As prefeituras de Praia Grande, Cubatão e Mongaguá foram questionadas pela equipe de reportagem sobre as vistorias de combate à doença e o número de criadouros encontrados nas residências, mas não enviaram respostas para essas perguntas.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

pat-guaruja-oferta-21-vagas-de-emprego-nesta-terca-feira

Prefeitura de Guarujá

PAT Guarujá oferta 21 vagas de emprego nesta terça-feira

Abaixo, veja as exigências de cada vaga e como concorrer 03 vagas – Ajudante de Obras Experiência na Carteira de Trabalho Escolaridade: Ensino Fundamental 03 vagas – Pedreiro Experiência na função Escolaridade: Ensino Fundamental completo 02 vagas – Auxiliar de Enfermagem Experiência em Carteira de Trabalho Escolaridade: Ensino Técnico Observação: Possuir experiência em exames de eletrocardiograma, encefalograma e espirometria 01 vaga – Fonoaudiólogo Experiência na função Escolaridade: Ensino Superior 01 vaga – Terapeuta Ocupacional Experiência na […]

today19 de fevereiro de 2024 10

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%