G1 Santos

Censo 2022: Santos é a cidade mais feminina do Brasil

today27 de outubro de 2023 2

Fundo
share close

Santos, no litoral de São Paulo, é a cidade que concentra o maior número de mulheres no Brasil proporcionalmente, segundo novos dados do Censo Demográfico 2022, divulgados nesta sexta-feira (27) pelo Instituto de Geografia e Estatística (IBGE).

O Censo Demográfico levou em consideração o sexo biológico do morador, ou seja, aquele que lhe foi atribuído ao nascer. Em Santos, as mulheres representam 54,6% da população, com 228.881 mil moradoras de um total de 418.608 habitantes.

82,9 homens para cada 100 mulheres em Santos. O município tem a menor razão de sexo da pesquisa (82,9), indicador que representa o número de pessoas do sexo masculino em relação ao grupo de 100 mulheres em uma população.



Em São Paulo, a razão de sexo é 93,0. Segundo o IBGE, quando o indicador é maior do que 100, representa populações em que o volume de homens é superior ao de mulheres. A data de referência da pesquisa é meia-noite do dia 31 de julho para 1º de agosto de 2022.

O percentual é maior do que o do Brasil, onde 51,5% da população é feminina. O estado de São Paulo e a região Sudeste possuem 51,8% dos seus habitantes do sexo feminino e também estão atrás de Santos.

Telma de Souza (PT) e Débora Camilo (PSOL) são as únicas representantes mulheres na Câmara Municipal — Foto: Alexsander Ferraz/A Tribuna Jornal e Fabrício Costa/Arquivo A Tribuna Jornal

Apesar de Santos ter quase 40 mil mulheres a mais do que homens, elas ainda são minoria na política do município. Nas últimas eleições municipais, não houve candidatas do sexo feminino à prefeitura. A Câmara Municipal conta com 21 vereadores, sendo que apenas duas parlamentares são mulheres: Débora Camilo (PSOL) e Telma de Souza (PT).

“Ainda somos poucas, mas o trabalho mostra que as mulheres são capazes de pensar a política e a sociedade em todas as esferas e só precisam de oportunidades”, afirmou Débora.

De acordo com ela, parte da missão como vereadora é pensar em políticas públicas para as mulheres “que sofrem diariamente com a violência de gênero”.

“Abrir caminho para que outras ocupem esses espaços tão importantes”, disse a parlamentar.

Telma de Souza sempre esteve na política, sendo um marco para a representatividade feminina. Ela foi a primeira e única prefeita de Santos (entre 1989 e 1992). Na época, a reeleição não era permitida.

Telma teve o primeiro mandato como deputada federal de 1995 a 1999. Ela foi reeleita outras três vezes e deixou a Câmara dos Deputados somente em 2011.Antes de ser prefeita, ela já tinha atuado como vereadora (cargo atual) em Santos e deputada estadual por São Paulo.

De acordo com ela, o cenário obtido pelos dados do IBGE demonstra uma “sub-representação” e o quanto é difícil as pautas femininas serem priorizadas.

“Essa baixa representação é histórica e reflete a nossa sociedade, patriarcal, em que as mulheres usualmente são obrigadas a cumprir duplas ou triplas jornadas. São a maioria na condução dos lares, ainda recebem salários inferiores e continuam expostas a diversos tipos de violência”, disse Telma

Mulheres representam maioria da população de Santos (SP) — Foto: Sílvio Luiz/A Tribuna Jornal

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-entrega-novo-espaco-para-atendimento-do-setor-de-saude-ocupacional-na-segunda

Prefeitura de Guarujá

Guarujá entrega novo espaço para atendimento do Setor de Saúde Ocupacional na segunda

O objetivo é oferecer maior apoio aos servidores, no que se refere à Medicina do Trabalho e equipe multiprofissional Em comemoração ao Dia do Servidor Público (28 de outubro), nesta segunda-feira (30), às 10h30, a Prefeitura de Guarujá entrega ao funcionalismo, as novas dependências do Setor de Saúde Ocupacional/Medicina do Trabalho, Casa de Apoio ao Servidor e Setor de Engenharia e Segurança do Trabalho.  O prédio, que passa a abrigar os […]

today27 de outubro de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%