G1 Mundo

China critica declaração conjunta do G7 em relação ao país

today21 de maio de 2023 8

Fundo
share close

A China se opôs firmemente à declaração conjunta do G7, emitida de Hiroshima, no Japão, e reclamou ao organizador da cúpula, o Japão, disse o Ministério das Relações Exteriores da China no sábado.

No texto divulgado neste sábado (20), os líderes do G7 exigem ações diretas na China na solução do conflito entre Rússia e Urânia. “Pedimos à China que faça pressão sobre a Rússia, para que o país coloque fim à agressão militar e retire, de forma incondicional e imediata, suas tropas da Ucrânia.”

Eles também pedem à China que “não realize atividades de ingerência” em seus países-membros, e demonstram “preocupação” pelos direitos humanos, “especialmente no Tibete e em Xinjiang”. Citam ainda a situação no Mar do Sul da China e acusam Pequim, indiretamente, de “coerção”. Os dirigentes dos sete países ainda ressaltam “a importância da paz e da estabilidade” no estreito de Taiwan.



O governo chinês disse que o G7, desconsiderando as preocupações do país, o atacou e interferiu em seus assuntos internos, incluindo Taiwan.

A embaixada da China no Japão também se pronunciou, afirmando que a cúpula do G7 instigou o que chamou de política de bloco e instou o grupo a parar de criar confrontos e divisão.

“O G7 está obstinado em manipular as questões relacionadas com a China. Desacredita e ataca a China“, lamentou um porta-voz do Ministério de Relações Exteriores chinês, expressando a “firme oposição” de Pequim. “A China manifesta seu forte descontentamento e sua firme oposição, e apresentou uma queixa oficial ao Japão, país que recebe a cúpula, e às outras partes envolvidas”, acrescentou.

Sobre Taiwan, o ministério chinês reprova as críticas dos países do G7, sem demonstrar uma oposição clara ao movimento independentista taiwanês. “O G7 defende avanços para um mundo pacífico, estável e próspero. Mas, na realidade, cria obstáculos para a paz mundial, prejudica a estabilidade regional e inibe o desenvolvimento de outros países”, afirmou o porta-voz.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

incendio-de-grandes-proporcoes-atinge-loja-de-artigos-para-festa-no-litoral-de-sp;-video

G1 Santos

Incêndio de grandes proporções atinge loja de artigos para festa no litoral de SP; VÍDEO

Caso aconteceu em Praia Grande (SP), neste sábado (20). Segundo o Corpo de Bombeiros, ninguém se feriu. Incêndio de grandes proporções atinge loja de artigos para festa em Praia Grande (SP) Um incêndio de grandes proporções atingiu uma loja da Proplastik, empresa que comercializa artigos de festa, neste sábado (20), em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Conforme informado pelo Corpo de Bombeiros, por volta das 21h, equipes continuavam […]

today20 de maio de 2023 26

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%