G1 Mundo

China denuncia ‘protecionismo’ dos EUA sobre chips eletrônicos

today18 de fevereiro de 2023 10

Fundo
share close

O chefe da diplomacia da China, Wang Yi, criticou neste sábado (18) as restrições dos Estados Unidos às exportações de semicondutores fabricados por empresas chinesas, que ele chamou de uma demonstração de “100% de protecionismo”.

Estas restrições são “100% egoístas, 100% unilaterais” e representam uma “grave violação do princípio do livre comércio”, afirmou Wang Yi durante a Conferência de Segurança de Munique, criticando uma posição “longe da livre concorrência”.

Essas restrições testemunham “uma percepção equivocada da China” pelos Estados Unidos, segundo o diplomata.



“Com essa percepção, os Estados Unidos usam todos os seus recursos para reprimir e difamar a China e encorajam outros países a fazerem o mesmo”, afirmou.

“Não temos medo da competição, mas queremos uma competição justa, baseada em regras. Os Estados Unidos não”, disse Wang Yi.

Presidente Joe Biden faz discurso sobre Estado da União ao congresso americano

Presidente Joe Biden faz discurso sobre Estado da União ao congresso americano

Em outubro, os Estados Unidos, em nome da “segurança nacional”, anunciaram novos controles de exportação, para limitar a capacidade de Pequim de comprar e fabricar chips de última geração “usados para fins militares“.

Washington procurou impedir Pequim de desenvolver sua própria indústria de semicondutores.

Na semana passada, durante discurso sobre o Estado da União no Congresso norte-americano, o presidente dos EUA, Joe Biden, também defendeu a produção nacional de chips.

Os Estados Unidos acusam regularmente a China de espionagem industrial e de representar uma ameaça à sua segurança nacional.

A China anunciou em dezembro que abriu um processo na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra os Estados Unidos por causa dessas restrições.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

video:-o-momento-em-que-menina-e-resgatada-de-escombros-na-turquia

G1 Mundo

VÍDEO: O momento em que menina é resgatada de escombros na Turquia

Imagens cedidas pelos bombeiros mostram resgate de criança na província de Hatay, uma das áreas mais atingidas pelos tremores de 6 de fevereiro. Imagens cedidas por uma unidade do Corpo de Bombeiros mostram o resgate de uma menina dos escombros na província de Hatay, sudeste da Turquia. A área, próxima à fronteira com a Síria, foi uma das mais atingidas pelo terremoto de 6 de fevereiro, que deixou milhares de […]

today18 de fevereiro de 2023 14

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%