G1 Santos

Cidades da Baixada Santista realizam ações de incentivo ao aleitamento materno; confira a programação

today9 de agosto de 2023 7

Fundo
share close

A campanha foi criada em 1992, buscando enfatizar e simbolizar a luta pela amamentação materna. A cor dourada em seu nome está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

Diante disso, as secretarias de saúde dos municípios de Bertioga, Praia Grande, Santos e São Vicente realizam, em agosto, campanhas e ações voltadas a tema nas Policlínicas, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Hospitais Municipais e Unidades de Saúde da Família (Usafas).

Em Santos, no último sábado (5), foi realizado um mamaço coletivo no Clube Internacional de Regatas. As mães que compareceram puderam participar de um minicurso sobre gestação, rodas de conversa, danças e sorteios.



No próximo sábado (12), será realizado no Jardim Botânico Chico Mendes, na Rua João Fraccaroli, s/nº, a partir das 13h, o ‘Dia do Mamaço’. O evento contará com um Chá de Bebê Solidário, com distribuição de donativos às mães.

Os interessados em contribuir com as doações podem destinar roupas, brinquedos novos ou usados, itens de higiene e fraldas em qualquer policlínica da cidade até quinta-feira (10), das 8h às 16h.

Mamaço coletivo foi realizado em Santos (SP) — Foto: Anderson Bianchi/Arquivo/Prefeitura Municipal de Santos

Em São Vicente, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF) promoverão, até o final do mês de agosto, diversas ações do programa ‘Amamenta São Vicente’.

As atividades acontecerão em grupo, envolvendo gestantes atendidas pelas unidades de saúde da Área Insular e Continental do município. Serão promovidas palestras e mamaços coletivos. A programação completa pode ser conferida neste link.

Além disso, na próxima segunda-feira (14), o Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) destinará os profissionais para a ESF Humaitá. No local, acontecerá uma aula para as mães sobre ‘Shantala’, técnica de massagem estimulantes aos bebês, que pode ser feita desde o primeiro mês de vida.

Já em Praia Grande, no próximo dia 18, será realizada a 1ª Caminhada do Agosto Dourado do Município, promovida pela Prefeitura em parceria com o Hospital Igesp. O encontro acontecerá, a partir das 8h30, na Praça Portugal, no bairro Guilhermina.

Para participar da caminhada será necessário fazer a inscrição em link que será divulgado nos próximos dias pela Prefeitura de Praia Grande. A inscrição dará direito a uma camiseta alusiva à campanha.

A prefeitura do município ainda revelou que intensificará as ações de incentivo à amamentação que ocorrem ao longo do mês de agosto. Será feito um trabalho de conscientização durante as consultas de pré-natal com as gestantes e também com as mamães no atendimento de puericultura, além de trabalhos de grupo e palestras em sala de espera.

A Prefeitura de Praia Grande ainda realiza a arrecadação à domicílio de leite materno por meio do programa Acolhe PG. O programa pode ser acionado por ligação ou mensagem pelo número 3496-5262, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. O Posto de Coleta de Leite Humano de Praia Grande também possui sede física, localizado no Centro Especializado em Reabilitação (CER), na Av. Dr. Roberto de Almeida Vinhas, 8.813, Bairro Mirim, atendendo de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h.

Já Secretaria de Saúde de Bertioga promoverá em suas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Hospital Municipal, espaços para discussões, reflexões e oficinas sobre as questões de amamentação para puérperas e gestantes durante todo o mês de agosto. A programação completa pode ser conferida neste link.

VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

barbie,-o-filme:-uma-grande-brincadeira-de-mau-gosto

Gospel Prime

Barbie, O Filme: Uma grande brincadeira de mau gosto

Uma grande “pegadinha”! Sim. Para mim o filme da Barbie é uma brincadeira de mau gosto. Isso porque a sensação que se tem a partir da visualização dos cartazes e propagandas é a de que seria um filme sobre a icônica boneca idealizada por Ruth Handler, lançada pela empresa norte americana, Mattel. Ou talvez um live action de algum dos inúmeros filmes já produzidos no estilo remake ou algo do […]

today9 de agosto de 2023 12

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%