G1 Santos

Cidades da Baixada Santista vão revogar a obrigatoriedade do uso de máscara em transportes coletivos

today9 de setembro de 2022 13

Fundo
share close

Mongaguá, Guarujá e Praia Grande informaram que vão avaliar a evolução da doença para tomar uma decisão sobre o tema.

Uso de máscaras é obrigatório no transporte público — Foto: Marcos Sandes/Ascom



As cidades de Santos, São Vicente, Cubatão e Peruíbe, no litoral de São Paulo, informaram ao g1 que devem seguir um decreto publicado pelo Governo de São Paulo na última quinta-feira (8). O texto revoga a obrigatoriedade do uso de máscara em transportes públicos. Os demais municípios disseram que vão estudar a situação sanitária para avaliar quais medidas adotarão e, portanto, continuam a exigir a proteção facial em ônibus, vans, táxis e VLT. (leia o decreto estadual ao final)

São Vicente e Cubatão disseram à reportagem que vão publicar um decreto liberando o uso de máscaras nos transportes. O texto também vai indicar os locais onde a proteção continuará obrigatória.

A Prefeitura de Cubatão, em nota, informou que a “obrigatoriedade do uso da máscara continua nos postos de saúde”. A administração municipal ressaltou que, na última semana, apenas uma pessoa foi internada no Hospital Municipal por Covid-19, e que não há registro de mortes no período.

Santos e Peruíbe informaram que vão registrar os decretos para liberar a circulação sem máscara em transporte municipais, mas não especificou quando o texto será publicado.

Mongaguá e Guarujá contaram à reportagem que os gabinetes de Combate à Covid-19 e de Gestão de Crise, respectivamente, vão avaliar a situação e, só então, tomarão a decisão de revogar ou não a obrigatoriedade do uso de máscaras.

A Prefeitura de Praia Grande disse finalizar estudos sobre a liberação do uso de máscaras e que, em breve, deve emitir decreto com mais detalhes. “Até que isso aconteça, o uso da máscara permanece obrigatório no sistema de transporte municipal”, ressaltou, em nota.

Bertioga e Itanhaém não haviam se posicionado até a publicação desta reportagem.

A medida que obrigava o uso de máscaras no transporte público deixa de ser obrigatória a partir desta sexta-feira (9) em todo o estado de São Paulo. Agora, os passageiros de ônibus, metrô e trem podem escolher se querem ou não usar a proteção facial. O uso do item permanecerá obrigatório em locais onde há prestação de serviços de saúde, como hospitais, laboratórios e postos de saúde.

A decisão, segundo comunicado oficial do Governo de São Paulo, foi baseada em parecer do Conselho Gestor da Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde de São Paulo (SCPDS) – antigo Centro de Contingência do Coronavírus. Apesar da decisão, o governo paulista ainda recomenda o uso de máscara em transportes públicos para a proteção pessoal.

A Secretaria Estadual da Saúde disse, em nota, que houve queda de mais de 90% nas internações e mortes por Covid-19 no estado de São Paulo neste ano. O total de pacientes com a doença internados em Unidades de Terapia Intensiva passou de 4.091 em 3 de fevereiro para 363 em setembro.

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias

Newsletter G1 Created with Sketch.

O que aconteceu hoje, diretamente no seu e-mail

As notícias que você não pode perder diretamente no seu e-mail.

Para se inscrever, entre ou crie uma Conta Globo gratuita.

Obrigado!

Você acaba de se inscrever na newsletter Resumo do dia.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

festival-mirada-traz-obras-de-13-paises-a-teatros-e-espacos-de-santos-e-cubatao,-sp

G1 Santos

Festival Mirada traz obras de 13 países a teatros e espaços de Santos e Cubatão, SP

Programação começa nesta sexta-feira (9) no Sesc de Santos. São 10 dias de festival. O festival ocorre a partir desta sexta-feira (9) no Sesc de Santos, no litoral de SP, e também em espaços de Cubatão (SP). — Foto: Divulgação/ Prefeitura de Santos O Mirada, o Festival Ibero- Americano De Artes Cênicas, começa nesta sexta-feira (9) em Santos, no litoral de São Paulo. O evento traz mostras de peças de […]

today9 de setembro de 2022 20

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%