G1 Mundo

Cientistas descobrem dois novos minerais em meteorito de 15 toneladas

today27 de dezembro de 2022 13

Fundo
share close

Cientistas encontraram pelo menos dois minerais inéditos em um meteorito de 15 toneladas, o nono maior já encontrado na Terra. A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade de Alberta, no Canadá, que receberam uma amostra de 70 gramas da rocha espacial.

O geólogo e professor da universidade, Chris Herd, disse que, ao analisar a pequena fatia do meteorito gigante, notou algo incomum – algumas partes da amostra não eram identificáveis por microscópio.

Minerais parecidos e criados sinteticamente em laboratório na década de 1980 permitiram a rápida identificação dos novos minerais, até então nunca vistos na natureza.



“Isso foi fenomenal. Na maioria das vezes, dá muito mais trabalho do que isso dizer que há um novo mineral”, afirmou Herd em um comunicado da Universidade de Alberta.

Os novos minerais foram batizados de ‘elaliita’ e ‘elkinstantonita’ – os nomes foram escolhidos para homenagear o ‘El Ali’, meteoro gigante que deu origem aos minerais, e a pesquisadora Lindy Elkins-Tanton, investigadora principal da futura missão Psyche, da Agência Espacial Americana (Nasa).

De acordo com os especialistas, os novos minerais são de fosfato de ferro e foram aprovados pela Associação Internacional de Mineralogia em novembro deste ano.

“Sempre que você encontra um novo mineral, isso significa que as condições geológicas reais, a química da rocha, era diferente do que foi encontrado antes”, disse o professor.

“É isso que torna isso emocionante: neste meteorito em particular, você tem dois minerais oficialmente descritos que são novos para a ciência”, afirmou.

Observatório registra queda de meteorito no Rio Grande do Sul no dia 21 de dezembro deste ano — Foto: Observatório Heller & Jung/Divulgação

Há indícios de que um terceiro mineral ainda possa ser encontrado no meteorito. Os pesquisadores continuam analisando os novos minerais para entender o que eles podem dizer sobre as condições do meteorito quando ele se formou.

“Sempre que há um novo material conhecido, os cientistas de materiais também se interessam por causa dos usos potenciais em uma ampla gama de coisas na sociedade”, explicou Herd.

O meteorito de 15 toneladas, que deu origem aos novos minerais, foi encontrado na Somália, em 2020. Ele é chamado de ‘El Ali’, mesmo nome da cidade em que foi localizado.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

milionario-que-criticou-guerra-de-putin-na-ucrania-cai-de-janela-de-hotel-e-morre;-veja-lista-de-magnatas-russos-que-morreram-este-ano

G1 Mundo

Milionário que criticou guerra de Putin na Ucrânia cai de janela de hotel e morre; veja lista de magnatas russos que morreram este ano

Pavel Antov era membro do partido Rússia Unida, o mesmo de Vladimir Putin, e era multimilionário, pois era fundador de uma das maiores fábricas de salsichas da Rússia. Sua morte é a última de uma série de casos obscuros envolvendo magnatas russos desde o início da invasão à Ucrânia, muitos dos quais criticaram abertamente a guerra. Antov estava em uma viagem para comemorar seu aniversário de 66 anos quando foi […]

today27 de dezembro de 2022 22

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%