G1 Mundo

Com ‘risco Milei’ no radar, Brasil fará cúpula do Mercosul antes da sucessão presidencial na Argentina

today6 de novembro de 2023 5

Fundo
share close

O Brasil marcou para o dia 7 de dezembro, no Rio de Janeiro, a cúpula com os presidentes dos países do Mercosul – Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

A data foi escolhida pelo governo brasileiro, que ocupa a presidência pro-tempore do bloco. Segundo diplomatas ouvidos pela GloboNews, além de questões logísticas, há uma motivação política: garantir que o compromisso aconteça antes de 10 de dezembro, quando toma posse o novo presidente da Argentina.

O segundo turno das eleições presidenciais argentinas é disputado pelo candidato governista e atual ministro da Economia, Sergio Massa, e pelo candidato populista que se define como libertário Javier Milei. A votação é no próximo dia 19.



Massa terminou o primeiro turno à frente na disputa, mas o Brasil enxerga com cautela o risco de Milei se tornar presidente – ele recebeu o apoio formal da terceira colocada, Patricia Bullrich.

Após as primárias de agosto, de onde saiu como favorito para a eleição, Milei afirmou que o Mercosul “deve ser eliminado” e que vai priorizar relações com Estados Unidos e Israel. Ele também é contrário à entrada da Argentina no Brics.

Marcada para 7 de dezembro – três dias antes da sucessão presidencial –, a cúpula do Mercosul deve ser um dos últimos compromissos de Alberto Fernández como presidente da Argentina.

Candidatos à presidência da Argentina ajustam discurso rumo ao segundo turno

Candidatos à presidência da Argentina ajustam discurso rumo ao segundo turno

Argentina e tensão no Mercosul

Esta não é a primeira vez que a sucessão presidencial na Argentina é motivo de preocupação em uma reunião de cúpula no Mercosul.

Em 2019, a reunião de chefes de Estado em Bento Gonçalves (RS) também foi marcada pelas tensões entre o Brasil, à época presidido por Jair Bolsonaro, e o presidente eleito da Argentina Alberto Fernández.

Na ocasião, o evento também foi um dos últimos compromissos do então presidente argentino Mauricio Macri, a quem Bolsonaro tinha apoiado declaradamente na campanha.

Dias depois, Fernández tomou posse no comando da Argentina – e Bolsonaro não compareceu à cerimônia.

Independente do resultado do 2° turno, relações internacionais entre Brasil e Argentina vão permanecer, analisa Camarotti

Independente do resultado do 2° turno, relações internacionais entre Brasil e Argentina vão permanecer, analisa Camarotti




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

na-cisjordania,-pai-de-adolescente-assassinado-em-acampamento-palestino-diz-que-o-filho-estava-voltando-da-escola:-‘e-muito-dificil’

G1 Mundo

Na Cisjordânia, pai de adolescente assassinado em acampamento palestino diz que o filho estava voltando da escola: ‘É muito difícil’

O jovem que aparece em imagens sendo carregado pelos amigos, chegou a ser levado para o hospital, mas não sobreviveu. Armad Rrassân é responsável por uma associação que ajuda a proteger palestinos que são ameaçados por colonos israelenses. Todos os dias ele recebe, pelo celular, relatos de violência nos acampamentos perto de Ramallah, onde mora. Armad mostrou um desses vídeos, em que militares israelenses atiraram em um adolescente de 16 […]

today6 de novembro de 2023 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%