G1 Mundo

Começa o Ramadã; entenda o mês sagrado dos muçulmanos

today23 de março de 2023 8

Fundo
share close

Saiba mais sobre o Ramadã abaixo:

O Ramadã é o 9º mês do calendário islâmico. Para os muçulmanos, foi durante este mês que os primeiros versículos do Alcorão foram revelados ao profeta Muhammad há mais de 1.400 anos.

Durante o período, o livro sagrado do Islã recomenda que os fiéis deixem de comer, beber, fumar e ter relações sexuais durante o dia. A prática é um dos cinco pilares básicos que todo muçulmano com condições físicas e financeiras deve cumprir.



  • Shahada: a profissão da fé;
  • Salat: orações diárias;
  • Zacat: esmola, caridade;
  • Saum: jejum durante o Ramadã;
  • Hajj: peregrinação a Meca.

O jejum deve ser mantido entre o nascer e o pôr do sol. Há regiões, portanto, em que o jejum diário dura menos do que em outras.

Em 2023, por exemplo, os fiéis que moram na Escócia passarão 17 horas em jejum, pois o sol ficará aparente por mais tempo. Enquanto isso, no Brasil, onde o inverno se aproxima, os muçulmanos ficarão 13 horas em abstinência.

Homem pendura enfeite para a chegada do Ramadã em Sidon, Líbano, nesta quarta (22) — Foto: Aziz Taher/Reuters

A data do Ramadã obedece o calendário islâmico, que é baseado nos ciclos lunares e tem meses com 29 ou 30 dias. Por isso, a cada ano o mês sagrado começa entre 10 e 12 dias antes do ano anterior no calendário gregoriano (utilizado como padrão no Brasil).

O começo exato do Ramadã, no entanto, depende do avistamento da lua crescente. Isso significa que o início do mês sagrado pode variar de acordo com a visibilidade da lua e a localização dos fiéis.

De acordo com a Agência de Imprensa Saudita, as previsões indicam que a lua crescente estará visível no ceú de Meca, na Arábia Saudita, na noite desta quarta-feira (22). Portanto, o primeiro dia de jejum para os muçulmanos daquela parte do mundo deve ser quinta-feira (23).

Contudo, em países como Malásia e Indonésia, ainda não está claro se a lua crescente estará visível. Em caso negativo, os islâmicos que vivem nestas nações deverão começar o jejum na sexta-feira (24).

Mulheres rezam para marcar o início do Ramadã em Singapura — Foto: Caroline Chia/Reuters

Por que jejuar durante o Ramadã?

O objetivo do jejum é aproximar os fiéis de Deus e lembrá-los do sofrimento dos menos afortunados. Assim como o jejum em outras tradições religiosas, é visto como uma forma de se purificar física e espiritualmente.

Por isso, durante o período, os seguidores do Islã também devem evitar qualquer atitude maldosa, como fofocar, falar palavrões ou brigar.

Os muçulmanos costumam doar para instituições de caridade e alimentar os que passam fome durante o Ramadã. Muitos passam mais tempo em mesquitas e usam seu tempo livre para recitar o Alcorão.

Clientes compram alimentos em mercado em Mossul, no Iraque, nos preparativos para o Ramadã, em que só é permitido aos muçulmanos comer depois que sol se pôs — Foto: Reuters/Khalid Al-Mousily

Todos os muçulmanos devem jejuar?

Não. Assim como as outras práticas básicas do Islã, o jejum só deve ser cumprido pelos muçulmanos que tiverem capacidades físicas, mentais e financeiras.

Portanto, estão excluídos do jejum: crianças, idosos, doentes, mulheres grávidas, amamentando ou menstruadas e pessoas que estejam viajando — o que pode incluir atletas durante competições.

Para alguns grupos, espera-se que o jejum seja compensado em outro momento do ano.

O que acontece no fim do Ramadã?

O fim do Ramadã é celebrado por um feriado de três dias chamado Eid al-Fitr. Na ocasião, é comum festejar com os familiares e amigos, visitar mesquitas e trocar presentes.

Neste ano, o Eid al-Fitr, que também depende do avistamento da lua, está previsto para os dias 22 e 23 de abril.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

abertas-inscricoes-para-1a-oficina-de-captacao-de-recursos-para-entidades-do-terceiro-setor

Prefeitura de Guarujá

Abertas inscrições para 1ª Oficina de Captação de Recursos para Entidades do Terceiro Setor

São 40 instituições que poderão participar do encontro, que debaterá estratégias de arrecadação para manutenção de suas atividades; oficina será realizada nos dias 14 e 15 de abril A Prefeitura de Guarujá está com inscrições abertas para a 1ª Oficina de Captação de Recursos para Entidades do Terceiro Setor, que acontecerá nos dias 14 e 15 de abril. Ao todo, 40 instituições do Município poderão participar do encontro, que visa […]

today23 de março de 2023 7

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%