G1 Mundo

Congresso dos EUA inicia investigação formal sobre possível impeachment de Biden

today14 de dezembro de 2023 5

Fundo
share close

A invetigação foi aprovada na Câmara, que tem maioria republicana, após uma votação em que 221 parlamentares foram a favor do inquérito e 212 contra.

A Casa Branca disse que o inquérito é infundado e tem motivação política, pois Biden está se preparando para disputar as eleições de 2024 com seu antecessor republicano, Donald Trump.

Trump é o primeiro presidente na história dos EUA a sofrer impeachment duas vezes e está atualmente se preparando para quatro julgamentos criminais.



A votação ocorre três meses depois que os republicanos iniciaram informalmente a investigação e não é uma medida obrigatória para destituir um presidente ou outra autoridade do cargo.

Biden, em um comunicado, repreendeu os republicanos da Câmara por não priorizarem os problemas dos EUA, mas se esforçarem para desestabilizá-lo.

“Os republicanos da Câmara não estão se juntando a mim. Em vez de fazer qualquer coisa para ajudar a melhorar a vida dos americanos, eles estão focados em me atacar com mentiras”, disse Biden.

O esforço quase certamente não conseguirá remover Biden do cargo. Mesmo que a Câmara vote a favor do impeachment do presidente, o Senado terá então de votar para condená-lo pelas acusações por uma votação de dois terços – uma quase impossibilidade numa câmara onde os colegas democratas de Biden detêm uma maioria de 51-49.

No entanto, a autorização poderia dar aos republicanos mais autoridade legal para forçar a administração de Biden a cooperar e poderia ajudar a combater as acusações dos democratas de que as acusações são ilegítimas.

Os republicanos da Câmara alegam que Biden e a sua família lucraram com as suas ações quando ele serviu como vice-presidente do presidente Barack Obama de 2009 a 2017 e que se concentraram nos empreendimentos comerciais do seu filho na Ucrânia e na China durante esse período.

Eles encontraram evidências de que o jovem Biden levou os clientes a acreditar que ele poderia fornecer acesso ao gabinete do vice-presidente. Mas não forneceram provas de que Biden tenha tomado quaisquer medidas oficiais para ajudar essas empresas ou que tenha se beneficiado financeiramente.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

‘plano-motosserra’:-gasolina-aumenta,-e-argentinos-fazem-filas-em-postos-de-combustivel-um-dia-apos-governo-milei-anunciar-ajuste-fiscal

G1 Mundo

‘Plano Motosserra’: gasolina aumenta, e argentinos fazem filas em postos de combustível um dia após governo Milei anunciar ajuste fiscal

Um dia após o plano ser anunciado, a petrolífera Shell aumentou os preços dos combustíveis em cerca de 37%, e a estatal argentina YPF aplicou um aumento, em uma média, de 25%, gerando uma corrida a postos de gasolina diante de um temor de mais subidas. Nesta tarde, o litro da gasolina comum em Buenos Aires havia subido de 446 pesos (cerca de R$ 5,95) para 612 pesos (cerca de […]

today14 de dezembro de 2023 3

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%