G1 Santos

Conselho de Ética abre processo que pode levar à cassação do deputado Da Cunha; entenda

today12 de abril de 2024 7

Fundo
share close

Além disso, há um áudio em que Da Cunha ligou para a mãe de Betina para propor um acordo. A Justiça concedeu medidas protetivas contra o deputado para vítima e para os pais dela, e determinou que o parlamentar entregasse suas armas.

O processo no Conselho de Ética foi instaurado a pedido do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), que apresentou uma representação para que seja apurada suposta quebra de decoro parlamentar. Se for comprovada, o partido pediu que Da Cunha seja punido com a perda do mandato.

De acordo com o documento da representação obtido pela equipe de reportagem, a presidente do PSOL, Paula Coradi, afirmou que Da Cunha desonrou o cargo para o qual foi eleito ao se tornar réu em uma ação de violência doméstica.



Delegado Da Cunha (PP) virou réu em uma ação de violência doméstica contra a ex-companheira — Foto: Matheus Tagé/Arquivo/ A Tribuna Jornal e Reprodução

O Conselho de Ética sorteou uma lista com três nomes de possíveis relatores para o caso de Da Cunha nesta quarta-feira (10). Os parlamentares sorteados foram: Albuquerque (Republicanos), Ricardo Maia (MDB) e Rosângela Reis (PL).

Em nota, a Câmara dos Deputados afirmou que o presidente do Conselho de Ética ainda irá escolher um dos três deputados sorteados e explicou os próximos passos:

O relator escolhido analisará a condição de prosseguir com o processo. Se for aprovado, Da Cunha será notificado para apresentar a defesa escrita e, em seguida, inicia-se a instrução probatória [verificação da possibilidade de julgamento ou necessidade da produção de mais provas].

Por fim, o relator decide pelo arquivamento da denúncia ou aplicação da penalidade, que pode ser desde censura verbal até a perda do mandato. De qualquer forma, a palavra final cabe ao plenário da Câmara.

Ex-mulher grava vídeo do momento em que diz ter sido agredida e ameaçada pelo deputado Carlos da Cunha

Ex-mulher grava vídeo do momento em que diz ter sido agredida e ameaçada pelo deputado Carlos da Cunha

No documento da representação, o PSOL destacou um momento do vídeo exibido pelo Fantástico, da TV Globo, em que o deputado diz o seguinte: “Esse vídeo acaba com a minha vida. Colocar um vídeo desse, eu vou perder o meu mandato” (assista acima).

“O próprio representado [Da Cunha] já disse, com todas palavras, que a gravidade do que ele fez — já enquanto Deputado Federal, em pleno exercício das funções parlamentares — enseja a perda do mandato”, destacou Paula Coradi.

Durante a reunião, também foram sorteados relatores para outras três representações. Uma contra o deputado Chiquinho Brazão (sem partido), acusado de mandar matar a vereadora Marielle Franco (PSOL). Além de outras duas contra os parlamentares do PSOL Glauber Braga e Fernanda Melchionna.

O g1 entrou em contato com a assessoria do Delegado Da Cunha, mas não teve retorno até a última atualização desta reportagem.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

conheca-a-diferenca-dos-queijos-artesanais-e-aprenda-uma-receita-de-batata-gratinada-com-eles

G1 Santos

Conheça a diferença dos queijos artesanais e aprenda uma receita de batata gratinada com eles

O registro do presente foi publicado nas redes sociais oficiais do presidente Lula em março. O presente foi dado pouco antes do almoço e oferecido ao presidente da França, Emmanuel Macron, no Palácio Itamaraty. “O queijo francês é produzido no terroir de lá, com o ambiente, as regiões de lá, cada queijo é de um local. Aqui [Brasil], não é diferente. O queijo brasileiro tem suas próprias características, seu terroir, […]

today12 de abril de 2024 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%