G1 Santos

Corpus Christi é celebrado com tradicionais tapetes em Praia Grande, SP

today8 de junho de 2023 7

Fundo
share close

Os católicos celebraram o Corpus Christi, nesta quinta-feira (8), com tradicionais tapetes coloridos em Praia Grande, no litoral de São Paulo. A data marca a representação do corpo e sangue de Cristo e ocorre anualmente 60 dias após a Páscoa.

Os tapetes começaram a ser montados na noite de quarta-feira (7). Na cidade serão mais de 130 quadros formando 600 metros com imagens e desenhos, contando a história de Jesus e da eucaristia. A decoração começa na Rua Dom Pedro II e segue até a Avenida Presidente Kennedy.

Cerca de mil pessoas estão envolvidas, entre ONGs, escolas, membros das paróquias e da comunidade. A Secretaria de Cultura e Turismo é a responsável pelo material base e as comunidades de cada paróquia utilizaram materiais recicláveis para complementar a produção.



Para este ano, serão utilizados serragem, terra, areia, tampinhas de garrafa, tecidos, papel e pedaços de TNT. Segundo a administração municipal, a preocupação com a questão ambiental foi determinante para a escolha dos materiais, que serão reutilizados em 2024.

As tradicionais missas e procissões têm início às 16h. Este ano, quatro igrejas realizam a montagem dos tapetes: Paróquia Santo Antônio (Boqueirão), Paróquia Nossa Senhora das Graças (Ocian), Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Samambaia) e São Pedro (Caiçara).

Na Praia Grande serão mais de 130 quadros formando 600 metros com imagens e desenhos — Foto: Vanessa Medeiros

O Corpus Christi é uma comemoração religiosa celebrada sempre numa quinta-feira. Esta data é celebrada anualmente 60 dias depois da Páscoa, sempre na segunda quinta-feira depois do Domingo de Pentecostes. A igreja católica considera a comemoração de Corpus Chirsti uma das festas mais importantes, porque celebra a instituição da Eucaristia

No Brasil, o Corpus Christi é ponto facultativo e pode ser feriado municipal. Isso significa que cada município deve estabelecer, através de decreto, se naquele ano o Corpus Christi será ou não feriado. Grande parte dos governos municipais e estaduais também decretam ponto facultativo na sexta-feira que sucede o feriado de Corpus Christi.

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

sao-vicente-tera-aplicacao-de-vacinas-no-feriado-de-corpus-christi

G1 Santos

São Vicente terá aplicação de vacinas no feriado de Corpus Christi

A Prefeitura de São Vicente, no litoral de São Paulo, vai vacinar contra Covid-19 e demais doenças durante o feriado de Corpus Christi. A imunização seguirá no posto fixo do Brisamar Shopping, na Rua Frei Gaspar, 365, no Centro. Nesta quinta-feira (8), o local estará aberto das 12h às 20h. Já na sexta-feira (9), considerado ponto facultativo na cidade, o horário de funcionamento será das 10h às 19h. No sábado […]

today8 de junho de 2023 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%