G1 Mundo

Crise entre Venezuela e Guiana coloca ‘em risco’ interesses do Brasil e pode ser ‘ameaça’ à paz e à cooperação no continente, diz Marinha

today8 de dezembro de 2023 6

Fundo
share close

Comandante da instituição, almirante Olsen comentou escalada de tensão entre os países vizinhos do Brasil pelo controle de Essequibo. Maduro quer anexar área rica em recursos naturais.


Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, comandante da Marinha do Brasil — Foto: Divulgação



O comandante da Marinha, almirante Marcos Sampaio Olsen, afirmou à GloboNews nesta sexta-feira (8) que a crise entre Guiana e Venezuela pelo controle do território de Essequibo coloca “em risco” interesses do Brasil e pode ser uma “ameaça” à paz e à cooperação entre os países da América do Sul.

No último domingo (3), a Venezuela realizou referendo no qual 95% dos eleitores que votaram a favor da incorporação pelo país de Essequibo – uma área de 159 mil km² rica em recursos naturais que hoje pertence à Guiana. Somente metade dos venezuelanos votou no referendo.

“A situação de crise nos países vizinhos coloca em potencial risco os Interesses Nacionais e deve ser encarada como possível ameaça à manutenção da paz e cooperação no entorno estratégico do Estado brasileiro”, afirmou o comandante da Marinha.

O almirante Olsen também disse que a Marinha “permanece em condições de emprego” e está “pronta” para apoiar a política externa brasileira. O militar informou que a instituição também monitora e protege “infraestruturas críticas” e recursos que estão em águas sob a jurisdição do Brasil.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

http://g1.globo.com/

http://g1.globo.com/




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

brasil-barrou-em-2023-entrada-de-ao-menos-19-pessoas-suspeitas-de-ligacao-com-grupos-terroristas

G1 Mundo

Brasil barrou em 2023 entrada de ao menos 19 pessoas suspeitas de ligação com grupos terroristas

K.B.K.E. (iniciais) partiu do Cairo, no Egito, e passou por Roma antes de tentar entrar no Brasil com um visto de negócios/turismo. Antes do desembarque, homens da Polícia Federal já haviam recebido um alerta para interceptar o passageiro. Houve trocas de informação com serviços de inteligência dos Estados Unidos. Os policiais federais foram avisados de que o homem tinha histórico de ligação com grupos terroristas e avaliaram que ele podia […]

today8 de dezembro de 2023 16

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%