G1 Mundo

Cristina Kirchner diz novamente que não será candidata presidencial na Argentina

today16 de maio de 2023 15

Fundo
share close

Cristina publicou uma carta aos seus companheiros de movimento político no qual afirma que não estará vinculada a nenhuma candidatura, e que ela deu mostras de que privilegia um projeto coletivo em detrimento de sua própria vida profissional.

Ela então criticou a decisão jurídica que a condenou. A vice-presidente diz que a Justiça tomou decisões para tentar tirá-la de qualquer candidatura para deixá-la em fragilidade em qualquer corrida eleitoral.

Essa é a terceira vez que Cristina diz que não será candidata. Ela havia dito isso em dezembro do ano passado e, novamente, em abril deste ano.



O atual presidente, o liberal peronista Alberto Fernández, optou por não disputar a reeleição.

Kirchner, de 70 anos, foi presidente duas vezes entre 2007 e 2015 e faz parte da centro-esquerda do peronismo, o maior movimento político argentino desde a segunda metade do século XX, que atualmente governa o país.

Governo da Argentina anuncia pacote de medidas pra conter a inflação, a maior dos últimos 30 anos

Governo da Argentina anuncia pacote de medidas pra conter a inflação, a maior dos últimos 30 anos

Sérgio Massa, o ministro da Economia

O ministro da Economia, Sergio Massa, é o principal potencial candidato à presidência pelo governo. No entanto, o país tem enfrentado problemas econômicos graves, o que pode colocá-lo em uma situação eleitoral difícil.

Desde janeiro, a Argentina perdeu mais de 5,5 bilhões de dólares (27 bilhões de reais na cotação atual) de suas reservas internacionais, que somam 33,47 bilhões de dólares (164,3 bilhões de reais), informou o Banco Central. As reservas líquidas estariam bem abaixo deste número, segundo economistas.

O índice da inflação em abril foi de 8,4%, o maior dado mensal em três décadas, com aumentos de 10% nas frutas e verduras. O custo de vida subiu 32% no acumulado do ano.

Na Argentina, as eleições têm uma etapa a mais que no Brasil, a das prévias. Lá, todas as coligações são obrigadas a fazer prévias, mesmo que só haja um candidato por coligação.

Na prática, essas prévias também funcionam como uma antecipação de como deverá ser a votação para eleição presidencial, porque os eleitores só podem votar nas prévias de uma única coligação.

Essas prévias devem ocorrer no dia 13 de agosto. O primeiro turno acontece no dia 22 de outubro.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

cuba-anuncia-novas-politicas-migratorias-conforme-exodo-continua

G1 Mundo

Cuba anuncia novas políticas migratórias conforme êxodo continua

Mais de 300 mil cubanos chegaram à fronteira com os EUA ano passado, de acordo com dados da Agência de Alfândega e Patrulha de Fronteira dos EUA, um êxodo recorde em meio a uma crise econômica sem precedentes. A migração para fora da ilha tem estressado ainda mais a economia quase colapsada do país e pesa fortemente sobre a sociedade cubana, com muitas famílias separadas e espalhadas ao redor do […]

today16 de maio de 2023 6

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%