Pleno News

Da farra dos guardanapos em Paris, para as areias de Copacabana

today20 de dezembro de 2022 57

Fundo
share close

Lawrence Maximo
20/12/2022 18h17

Farra dos Guardanapos aconteceu em setembro de 2009 Foto: Blog do Garotinho

Enquanto o sistema brasileiro livra corruptos com manobras arbitrárias, anulações e solturas, encabeçado pelo descondenado Lula, o ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, último dos 300 presos da Lava Jato, foi solto, no início da noite desta segunda-feira (16).

Condenado em 24 processos a 426 anos de prisão – fora as dez ações penais ainda pendentes de julgamento – sua saída ocorre após uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), por 3 votos a 2, os magistrados entenderam que houve excesso no prazo na prisão preventiva, fato que levou à sua soltura.

A Farra dos Guardanapos – um escândalo que se tornou público em 2012 – festa que reuniu 150 pessoas em um dos locais mais nobres da Europa, uma mansão na Avenida Champs-Élysées, em Paris. Um gasto de cerca de R$ 1,5 milhão para celebrar o recebimento da condecoração máxima do governo francês.

Uma dança espontânea com guardanapos amarrados na cabeça de alguns dos homens mais influentes presentes marcou o auge do período de Sérgio Cabral como governador do Rio de Janeiro.



Em 2009, Sergio Cabral, amigo particular de Lula, era cotado para ser vice-presidente na chapa de Dilma Rousseff e já despontava até como futuro candidato à Presidência da República.

Segundo o jornalista Silvio Barsetti, a extravagância da comemoração contava com mais de 300 garrafas de vinhos caríssimos, champanhe, uma noite com o glamour de músicos contratados para dançar no salão onde foi servido o jantar – havia até mágico para entreter o grupo.

Vários participantes do banquete estão presos e outros tantos têm pavor de ver seu nome associado ao evento. Outros presentes tiveram problemas com a Justiça, como os empresários Georges Sadala e Fernando Cavendish e os secretários de Estado Sérgio Côrtes e Wilson Carlos – pelo menos dez dos comensais acabaram condenados pela Justiça. Não podemos esquecer de Eduardo Paes, atual prefeito da cidade do Rio de Janeiro.

A dancinha com guardanapos, na opinião de Barsetti, simboliza o desdém e a arrogância de parte importante da classe política do Brasil.

Sergio Cabral, o chefão da farra dos guardanapos em Paris, fora da cadeia, deseja deixar vida pública, para ser consultor político. Depois de usufruir de múltiplos privilégios indevidos durante sua permanência na prisão, vai cumprir prisão domiciliar em apartamento com vista para o mar, nas areias de Copacabana…

Lawrence Maximo é analista político, professor universitário e escritor. Mestrando em Ciências Políticas Internacionais: Cooperação Internacional, Mestre em Missiologia, Pós-graduado em Ciência Política: Cidadania e Governação e Pós-graduado em Antropologia da Religião. Historiador e Teólogo. Escreve artigos para o jornal Gazeta do Povo e Revista Esmeril.

* Este texto reflete a opinião do autor e não, necessariamente, a do Pleno.News.

Siga-nos nas nossas redes!

O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.




Todos os créditos desta notícia pertecem a Pleno News.

Por: Lawrence Maximo

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

guaruja-recebe-450-policiais-militares-no-lancamento-da-operacao-verao

Prefeitura de Guarujá

Guarujá recebe 450 policiais militares no lançamento da Operação Verão

Solenidade foi realizada na Praça Horácio Lafer, e contou com a participação de autoridades ligadas à Segurança Pública. A Cidade ainda conta com outros 600 policiais/dia da Operação Delegada Cerca de 3 mil policiais militares reforçam a tropa de segurança na Baixada Santista e Vale do Ribeira, a partir de quarta-feira (21), início do verão. A tropa foi apresentada em Guarujá, nesta terça-feira (20), na solenidade de Abertura da Operação Verão […]

today20 de dezembro de 2022 16

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%