G1 Santos

De abelhas gigantes a bustos romanos: artista do litoral de SP transforma sucata em arte: ‘agregar valor nesses lixos’

today25 de fevereiro de 2023 65

Fundo
share close

Um artista de Santos, no litoral de São Paulo, usa materiais recicláveis e sucatas de ferros-velhos para transformá-los em esculturas que vão de animais e insetos gigantes a bustos romanos. O objetivo dele é conscientizar o público e outros profissionais da área sobre a possibilidade de fazer arte com o que se tem em casa sem a necessidade de comprar materiais.

Ao g1, o arquiteto e artista Paulo Cavera, de 51 anos, falou sobre a importância das pessoas terem mais consciência e reaproveitarem os materiais recicláveis para uma nova finalidade.

Acredito que com a arte vou conseguir mostrar isso para as pessoas. É possível fazer arte com o que temos em casa. A pessoa pode improvisar, se distrair ali com seus próprios lixos e acreditar que é possível agregar valor nesses lixos“.



Cavera relembrou que o interesse pelos itens recicláveis começou na infância quando morava no bairro do Macuco. “Frequentava muitos ferros-velhos, tinha contato com um monte de sucatas incríveis e agora, mais recentemente, comecei a fazer as obras mesmo”.

Além da questão ambiental, o artista ressaltou também a grande dificuldade que enfrentava ao passar orçamentos aos clientes devido os custos com materiais. “Passava o valor [da obra] com material [incluído] para os clientes. Eles saiam correndo. Então, a gente teve que ter uma alternativa para conseguir atender e ter uma mudança de valores nos materiais”.

“Garimpo, vou nos lugares, encontro as peças, joias brutas e vou montando uma coisa na outra, transformando em um elemento final que seria o resultado da minha obra”, explicou.

Abelha de artista santista foi produzida com materiais recicláveis de ferros-velhos — Foto: Arquivo Pessoal

Ferros-velhos em galerias

Cavera entende que as pessoas precisam olhar de forma diferente para a arte com recicláveis. Uma proposta é justamente apresentar esses trabalhos em ferros-velhos, remodelar conceitos.

Ele propõe, por exemplo, a criação de galerias nesses espaços para que arquitetos frequentem e quebrem um ciclo de apenas comprarem em lojas.

“É muito legal visualizar o que pode ser feito [a partir da sucata]. É muito gratificante trabalhar com arte. Você abre um universo na vida da pessoa, dentro de si, sabe? Você abre universos em outras pessoas. A gente acaba criando um vínculo com o planeta”, finalizou.

Artista recriou famoso leão da orla santista para decoração de bares no bairro Gonzaga e Ponta da Praia, em Santos — Foto: Arquivo Pessoal

Uma obra da qual se orgulha em contar, e que foi feita sob encomenda pelo proprietário de um bar no Gonzaga e na Ponta da Praia, é a réplica do famoso leão da orla santista. “Quem não tem uma foto dessa estátua né?”

“Ele [empresário] sempre acredita no meu trabalho. A gente quis homenagear Santos nesse bar dele. Foi bem legal a experiência e já fizemos dois leões, ambos de sucata e estão aí até hoje, duram bastante, [mas] não vai durar tanto quanto o da praia porque o pessoal monta achando que é o mesmo [material], mas não é”.

Artista de Santos falou sobre a importância de reaproveitar materiais de ferros-velhos — Foto: Arquivo Pessoal

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 nos últimos 7 dias




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Santos.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

ruas-do-jardim-conceicaozinha recebem-diversas-melhorias

Prefeitura de Guarujá

Ruas do Jardim Conceiçãozinha recebem diversas melhorias

Novos trechos das vias recebem drenagem, pavimentação e execução de calçadas, guias e sarjetas As melhorias no Jardim Conceiçãozinha estão cada vez maiores. Desta vez, a Prefeitura de Guarujá avança com serviços e intervenções para novas vias. Três das principais ruas do bairro recebem drenagem, pavimentação e execução de calçadas, guias e sarjetas. A Rua Professor Paulino Pinto de Oliveira, no trecho entre a Avenida Bento Pedro da Costa e a […]

today25 de fevereiro de 2023 8

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%