G1 Mundo

Deputados dos EUA votam nesta quarta-feira em processo de expulsão de George Santos, legislador de origem brasileira

today5 de novembro de 2023 3

Fundo
share close

Os legisladores da Câmara de Deputados dos Estados Unidos podem votar nesta quarta-feira (1º) no processo de expulsão de George Santos, um político de origem brasileira. Santos é do Partido Republicano, que controla a Casa. Se ele for expulso, o partido fica mais perto de perder a maioria dos assentos.

Na história dos EUA, cinco deputados foram expulsos pelos colegas da Câmara, e três deles perderam o mandato por terem combatido os EUA na Guerra Civil do país, entre 1861 e 1865. Caso Santos seja expulso, ele será o primeiro a deixar a Câmara antes mesmo de uma condenação judicial –por enquanto, ele foi acusado, mas ainda não há nenhuma decisão da Justiça.

George Santos inventou diversas histórias durante a sua campanha eleitoral, em 2020. No fim do mês passado, ele foi formalmente acusado na Justiça de 23 crimes. Entre essas acusações, estão as seguintes:



  • Lavagem de dinheiro para usar verba da campanha em gastos pessoais.
  • Ter recebido ilegamente dinheiro de seguro desemprego.
  • Ter cobrado dinheiro do cartão de crédito de doadores de campanha sem o consentimento deles.

Santos afirma que é inocente. Esse é o segundo processo criminal que Santos enfrenta na Justiça dos EUA. Em maio, ele foi acusado de fraude e lavagem de dinheiro. Ele pagou uma fiança US$ 500 mil para não ser preso enquanto aguarda a tramitação do processo.

Na Câmara, foi Anthony D’Esposito, um colega de partido de Santos, que apresentou, na última quinta-feira, uma proposta para expulsar Santos do Congresso.

“George Santos não está apto a servir a seus eleitores como deputado dos Estados Unidos”, disse o D’Esposito.

Para ser aprovada, é preciso do voto de dois terços dos deputados (290 votos). Deputados do Partido Democrata pediram diversas vezes para que Santos fosse expulso, e mais de dez republicanos fizeram o mesmo.

Santos afirmou na rede social X (Twitter) que vai se defender no plenário.

5 pontos sobre George Santos, deputado que mentiu e se tornou alvo de acusações nos EUA

5 pontos sobre George Santos, deputado que mentiu e se tornou alvo de acusações nos EUA

Santos é filho de brasileiros. Ele foi eleito por um distrito que inclui partes da cidade de Nova York e subúrbios. Os escândalos começaram logo depois de sua eleição, em novembro de 2022, primeiro enfrentando acusações de que forjou grande parte de seu currículo e, em seguida, as acusações criminais.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

dois-homens-sao-presos-por-derrubada-de-arvore-centenaria-no-reino-unido

G1 Mundo

Dois homens são presos por derrubada de árvore centenária no Reino Unido

Sycamore Gap ficava na Muralha de Adriano e foi derrubada em 28 de setembro. Os dois homens foram liberados sob fiança. Sycamore Gap, uma árvore famosa do Reino Unido, é deliberadamente derrubada Dois homens na casa dos 30 anos foram presos e libertados sob fiança na terça-feira (7) por envolvimento na derrubada da Sycamore Gap, uma árvore centenária e famosa no Reino Unido, em 28 de setembro. A Sycamore Gap […]

today5 de novembro de 2023 1

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%