G1 Mundo

Deslizamentos deixam ao menos 15 mortos e 20 feridos no sul do Peru

today6 de fevereiro de 2023 10

Fundo
share close

Uma série de deslizamentos na região de Arequipa, sul do Peru, deixou ao menos 15 mortos, 20 feridos e dois desaparecidos nesta segunda-feira (6). Milhares de pessoas estão desabrigadas, segundo a Direção do Instituto Nacional de Defesa Civil de Arequipa, que teme que o número de mortos aumente nas próximas horas.

Os deslizamentos de lama e pedras começaram no domingo (5), provocados por chuvas torrenciais, afirmam as autoridades. A região mais atingida é o distrito Nicolás Valcárcel, província de Camaná, onde quatro cidades próximas ao Rio Grande sofreram com a destruição.

“A situação dessas quatro cidades é muito adversa (…) tanto em Rio Grande quanto em Nicolás Valcárcel”, disse Rohel Sánchez, governado regional, ao Canal N.



Ele explicou que muita atividade de mineração ocorre nas colinas que cercam essas cidades, com trabalhadores escavando em túneis.

“Provavelmente temos pessoas lá que não conseguiram sair e foram devastadas pelos deslizamentos de terra”, acrescentou Sánchez.

O número de pessoas impactas pelas chuvas em Arequipa chega a 12 mil pessoas, explicou o governador, que teve que suspender sua visita à zona afetada em função do mau tempo.

Os deslizamentos de terras em Nicolás Valcárcel também causaram danos a 310 habitações e destruíram outras 10, tendo ainda afetado um posto de saúde e três estradas rurais.

As autoridades de Arequipa solicitaram ao governo central de Lima que declarasse estado de emergência devido ao desastre natural.

Enquanto isso, outros deslizamentos de terra ocorridos no domingo em dois bairros andinos do departamento de Lima, no centro do país, danificaram 99 residências, deixando 265 pessoas desabrigadas e outras 365 com danos em suas residências, segundo outro relatório da Defesa Civil.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

jogadores-de-rugbi-sao-condenados-a-prisao-perpetua-pela-morte-de-jovem-na-argentina

G1 Mundo

Jogadores de rúgbi são condenados à prisão perpétua pela morte de jovem na Argentina

A sentença por homicídio duplamente qualificado contra Máximo Thomsen, Ciro Pertossi, Matías Benicelli, Luciano Pertossi e Enzo Comelli foi lida nesta segunda-feira (6) na presença dos condenados, no tribunal da cidade de Dolores, em uma audiência com a presença dos pais de Báez Sosa. Outros três jovens jogadores de rúgbi - Blas Cinalli, Lucas Pertossi e Ayrton Viollaz - foram sentenciados a 15 anos de prisão, por serem considerados participantes […]

today6 de fevereiro de 2023 9

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%