G1 Mundo

Documentos confidenciais são encontrados na casa de Mike Pence, ex-vice de Trump

today25 de janeiro de 2023 21

Fundo
share close

Nos últimos meses, documentos confidenciais também foram encontrados nas casas de Trump e do atual presidente do país, Joe Biden.

Um representante de Pence, Greg Jacob, disse em uma carta datada de 18 de janeiro aos Arquivos Nacionais que “com muita cautela” Pence contratou um advogado externo para revisar os registros armazenados em sua casa após as reportagens sobre materiais encontrados na residência de Biden.

“O advogado identificou um pequeno número de documentos que poderiam conter informações confidenciais ou sigilosas espalhadas pelos registros. O vice-presidente Pence guardou imediatamente esses documentos em um cofre trancado, aguardando instruções adicionais sobre o manuseio adequado dos Arquivos Nacionais”, afirmou Jacob em carta.



Quatro caixas foram encontradas: em duas estavam alguns documentos marcados como secretos e nas outras duas estavam “cópias de cortesia de papéis do vice-presidente”. As caixas, de acordo com um assessor de Pence, não foram mantidas em um local seguro, mas foram fechadas com fita adesiva e não foram abertas desde que foram embaladas.

Uma fonte não identificada disse para Associated Press que o material encontrado nas caixas veio principalmente da residência do vice-presidente do Observatório Naval de Pence. Outros materiais vieram de uma gaveta do escritório da Ala Oeste da Casa Branca.

Em uma carta separada datada de 22 de janeiro, o representante de Pence disse que o Departamento de Justiça “ignorou os procedimentos padrão e solicitou a posse direta” dos documentos na residência do ex-vice-presidente. Com o aval de Pence, agentes do FBI retiraram os arquivos no dia 19 de janeiro.

Biden, cujos documentos datam de seu tempo como vice-presidente, e Trump, que resistiu a entregar os itens, levando a uma operação do FBI, estão enfrentando investigações de advogados especiais do Departamento de Justiça sobre o manuseio impróprio de materiais classificados.

Durante o período de transição presidencial, os registros de cada administração devem ser entregues à custódia legal dos Arquivos Nacionais dos EUA. É ilegal remover ou reter intencional ou sabidamente material confidencial.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

tres-pessoas-morrem-apos-homem-entrar-atirando-em-loja-nos-eua

G1 Mundo

Três pessoas morrem após homem entrar atirando em loja nos EUA

Nesta terça-feira (24), três pessoas morreram após um homem chegar atirando em uma loja de conveniência na cidade de Yakima, em Washington, nos Estados Unidos. O suspeito, identificado como Jarid Haddock, 21, também morreu. Segundo o chefe da polícia local, Matt Murray, duas vítimas foram baleadas dentro da loja e uma terceira foi atingida do lado de fora. "Parece ser uma situação aleatória. Não houve conflito aparente entre as partes. […]

today25 de janeiro de 2023 15

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%