Vânia Andrade é professora de São Vicente e veio falar da interação das crianças com a leitura, além de divulgar suas obras já publicadas
Os professores da Escola Municipal Hermínia Neves Vitiello, no Santa Rosa, receberam a visita da escritora de literatura infantil, Vânia Andrade. O encontro aconteceu na última segunda-feira (30), durante o Horário do Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) dos educadores da Unidade. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação (Seduc).
Professora da rede municipal de São Vicente, Vânia foi convidada por uma das professoras da E.M. Hermínia. Ela aproveitou a oportunidade para falar um pouco de como promover a interação das crianças com a leitura, além de divulgar suas três obras já publicadas. São elas: Árvore do Sucesso, O Cofre Lelecão e Botão da Alegria, obras também indicadas para o período de alfabetização das crianças, que de uma maneira geral abordam temas como educação financeira, sonhos e escolhas. Contém por exemplo, jogos de raciocínio e de memorização.
Na ocasião, Vânia discorreu sobre como surgiu cada livro, sendo dois deles publicados em plena pandemia. Tratou ainda dos benefícios do mundo dos livros, de como o professor pode incentivar a leitura entre as crianças, além dos significados sob o ponto de vista de vários pensadores, a exemplo de Paulo Freire e Carlos Drummond de Andrade.
Unindo leitura e jogos, suas publicações despertam o sentimento de proximidade e de encantamento da criança com os livros. “São obras pensadas no professor, para que eles usem os livros com seus alunos, fazendo ainda com que pais e responsáveis também possam se envolver”.
Ela enfatiza ainda que, o papel dos pais no incentivo à leitura é muito importante para formar futuros leitores. “A criança precisa de uma referência em casa. Senão, fica muito mais difícil só a escola fazer esse papel. Com essa ajuda, certamente teremos reflexos positivos da leitura, que também poderão ser sentidos em toda comunidade”.
Publicar comentários (0)