G1 Mundo

Em meio à crise, Itamaraty convoca embaixador de Israel para reunião e manda diplomata brasileiro voltar de Tel Aviv

today19 de fevereiro de 2024 8

Fundo
share close

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, convocou nesta segunda-feira (19) o embaixador israelense no Brasil, Daniel Zonshine, para uma reunião ainda nesta segunda no Palácio Itamaraty, no Rio de Janeiro

Em outra frente, o governo mandou o embaixador em Israel, Frederico Meyer, voltar de Tel Aviv para o Brasil. Ele embarcará para a viagem de retorno nesta terça-feira (20).

As medidas foram tomadas, segundo comunicado do Itamaraty, “diante da gravidade das declarações desta segunda-feira do governo de Israel”.



O governo israelense declarou Lula “persona non grata” após uma declaração do petista no domingo (18) (leia mais aqui).

Em entrevista na Etiópia, Lula comparou as ações de Israel na Faixa de Gaza, na guerra contra o grupo terrorista islâmico Hamas, ao Holocausto promovido pela Alemanha nazista.

“O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu: quando o Hitler resolveu matar os judeus”, disse Lula na ocasião.

Lula compara guerra em Gaza com ações de Hitler

Lula compara guerra em Gaza com ações de Hitler

A fala do presidente brasileiro foi duramente criticada pelo governo de Israel e por entidades israelitas.

Nesta segunda, o ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, levou Frederico Meyer para uma reunião de reprimenda no Museu do Holocausto, em Jerusalém. Lá, informou o governo brasileiro que Lula seria “persona non grata” em Israel até se retratar das declarações.

“Não perdoaremos e não esqueceremos — em meu nome e em nome dos cidadãos de Israel, informei ao Presidente Lula que ele é uma ‘persona non grata’ em Israel até que ele peça desculpas e se se retrate”, escreveu Katz nas redes sociais.

A declaração de “persona non grata” é uma medida utilizada nas relações internacionais para indicar que um representante oficial estrangeiro não é mais bem-vindo no país.

Lula é declarado 'persona non grata' em Israel

Lula é declarado ‘persona non grata’ em Israel

Na condição de anonimato, diplomatas ouvidos pela GloboNews ao longo desta segunda-feira avaliaram que o comportamento de Israel em relação a Lula foi “desproporcional”, ainda que o presidente brasileiro tenha errado o “tom”.

Além disso, avaliaram que a decisão do governo israelense de levar Frederico Meyer ao Museu do Holocausto foi uma forma de “humilhar” o embaixador e, consequentemente, o próprio Brasil.

Neste domingo, circulou a informação de que Meyer iria se reunir com o chanceler na sede do Ministério das Relações Exteriores de Israel. Mas, depois, a programação mudou.

“A reação israelense está também um pouco fora do tom, com tentativas de humilhar o embaixador nosso em Israel”, afirmou um diplomata. “Não existe isso em diplomacia”, acrescentou outro diplomata.

Para integrantes do Itamaraty, diante desse cenário, o presidente Lula não deveria se desculpar do que falou.




Todos os créditos desta notícia pertecem a G1 Mundo.

Por: G1

Esta notícia é de propriedade do autor (citado na fonte), publicada em caráter informativo. O artigo 46, inciso I, visando a propagação da informação, faculta a reprodução na imprensa diária ou periódica, de notícia ou de artigo informativo, publicado em diários ou periódicos, com a menção do nome do autor, se assinados, e da publicação de onde foram transcritos.

Avalie

Post anterior

oposicao-critica-fala-de-lula-que-compara-reacao-de-israel-em-gaza-a-exterminio-de-judeus-por-hitler

G1 Mundo

Oposição critica fala de Lula que compara reação de Israel em Gaza a extermínio de judeus por Hitler

A comparação foi feita neste domingo (18) durante uma entrevista concedida em Adis Abeba, na Etiópia (leia mais aqui). "O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu: quando o Hitler resolveu matar os judeus", disse Lula na ocasião. A declaração provocou reações de oposicionistas no Congresso. O senador Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição no Senado, […]

today19 de fevereiro de 2024 11

Publicar comentários (0)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.


0%